SindiQuímicos garante reajuste de 2,55% e abono de R$ 2.450,00 no ACT na empresa Hydro Alunorte, em Barcarena/PA.

Mesa de votação da proposta da campanha salarial
Mesa de votação da proposta da campanha salarial.

Os trabalhadores das indústrias químicas do polo industrial de Barcarena, no Pará, aprovou a proposta defendida pelo Sindicato dos Químicos, após audiência de mediação ocorrida no Ministério Público do Trabalho, entre os representantes da empresa Hydro Alunorte, o procurador Dr. Roberto Ruy Rutowitcz Netto e a CTB Pará.

A assembleia de aprovação da proposta correu de quinta a sábado (5, 6 e 7/12) em todos os turnos e ADM da empresa, onde mais de 90% dos trabalhadores/as votaram pela aprovação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020.

O presidente do SindiQuímicos, Gilvandro Santa Brígida, informou que a proposta aprovada é de um “reajuste de 2,55% no salário, no ticket alimentação e nas demais clausulas econômicas e mais um abono de R$ 2.450,00 pelo fechamento do acordo de dois anos”.

Na avaliação do presidente, Gilvandro, a proposta aprovada pela categoria “atende os interesses dos trabalhadores, garante a reposição integral da inflação do período e avança em algumas causas sociais, num momento de retrocessos e ataques aos direitos trabalhistas, previdenciários a própria organização sindical, sendo uma vitória da categoria, do SindiQuímicos e da CTB”.

Manoel Paiva, secretário geral do Sindicato e diretor da CTB/Pará, registra que a aprovação da proposta com mais de 90% dos trabalhadores e o apoio da categoria demonstra “muita confiança dos trabalhadores/as no seu sindicato”. Paiva declara, “a nossa missão é lutar pelo bem-estar e a garantia da dignidade dos trabalhadores”, reafirmando que o sindicato segue na luta e defesa dos interesses da categoria.

Gilvandro, ainda ressaltou que o Sindicato conta com o apoio de uma central classista, a CTB, e disse: “agradeço, em nome de seu presidente, o companheiro Cleber Rezende, todos e todas cetebistas nessa jornada de lutas do SindiQuímicos na campanha salarial, obrigado”.