Começa o Encontro da CTB Jovem

A cidade de São Paulo abriga até amanhã cerca de 150 lideranças da juventude trabalhadora (jovens com até 35 anos), que participam do Encontro da CTB Jovem.

A eleição de Bolsonaro, em 2018, tem concretizado uma agenda ultraliberal e autoritária, de destruição dos direitos sociais e das conquistas democráticas e populares alcançadas nas últimas décadas. O governo atual faz tentativas constantes de ataque direto à Constituição Federal aprovada em 1988.
Seguindo as linhas do golpe de 2016, Jair Bolsonaro e seus aliados atacam os sindicatos, a Justiça do Trabalho e a CLT. Sob um discurso falso de “modernização” e a promessa da criação de empregos precariza as relações de trabalho, impõe retrocessos nas regras das aposentadorias e arrocha o salário mínimo, revertendo a política de valorização inaugurada pelo ex-presidente Lula. Fruto das políticas neoliberais, temos hoje no Brasil um exército de 12,4 milhões de desempregados, sendo que mais de 5 milhões procuram emprego a mais de um ano. Em vez de medidas para solucionar o drama, Bolsonaro e Guedes impuseram a taxação do seguro desemprego, ampliando o sofrimento dos desempregados.

Além do desemprego, a informalidade tem crescido, principalmente entre a juventude. Em novembro, a MP 905 foi apresentada, reduzindo direitos e prevendo ainda a desoneração de encargos sociais e trabalhistas para os contratos de trabalho de jovens até 29 anos.

Nesse cenário caótico, vivido em pleno século 21, onde os avanços tecnológicos não caminham junto ao objetivo de dar mais condições aos trabalhadores, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza esse importante encontro.

Surge a urgente necessidade de promover novas formas de organização da juventude trabalhadora, o que supõe organizar a CTB Jovem nacionalmente e nos estados.

Um coletivo que atue ativamente em defesa dos direitos trabalhistas, observando a realidade da juventude, da soberania nacional e da democracia, e também esteja conectado à luta internacionalista.

Abertura

A sede do Sintaema, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, recebe a juventude que debaterá os desafios do próximo período.

Para o representante do sindicato e presidente da CTB São Paulo, Rene Vicente, “num mundo aonde a pobreza vem aumentando de forma tão acelerada quanto a quantidade de milionários, cabe a nós transformarmos essa realidade.”

Conforme Sergio Miranda, secretário de finanças da CTB, é fundamental organizar a juventude para enfrentar o retrocesso: “Estão aprovando uma série de medidas para os trabalhadores, dizendo que elas nos beneficiam, mas na verdade a Reforma da Previdência, e também a proposta da Carteira Verde e Amarela, retiram nossos direitos.
Governo nenhum acabará com a organização dos trabalhadores na defesa do que é nosso.”

Queremos futuro: o papel da juventude em tempos de crises

Para refletirmos sobre nossos objetivos futuros, é necessário entendermos o presente a partir dos acontecimentos da história. Por isso, Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, fez algumas reflexões importantes no sentido dos impactos do capitalismo em nossas vidas: “A luta contra o governo Bolsonaro se reveste de um enfrentamento contra o capitalismo, contra a fome e a concentração das riquezas. Em um mundo onde avançamos tanto com a tecnologia, é incompatível vermos aumentando o numero de pessoas passando fome e também os desastres ambientais. A quem está servindo esses avanços?”.