TOTAL APOIO A GREVE DOS PETROLEIROS

 

NOTA DA CTB PARÁ

 

A CTB Pará manifesta total apoio a categoria dos petroleiros, no Brasil e no estado do Pará, em greve geral nacional com a paralisação dos trabalhos nas unidades operacionais do Sistema Petrobras.

A Petrobras é uma estatal estratégica e símbolo da luta pela soberania nacional, desde os tempos da campanha de “O petróleo é nosso!”, ancora do desenvolvimento, do emprego e da estratégia de uma política nacional desenvolvimentista. E, ao mesmo tempo, a Petrobras é vítima das políticas dos neoliberais que atacam e desmontam a empresa com o objetivo privatista e entreguista de lesa pátria.

A CTB Pará compreende a greve da categoria petroleira como instrumento legítimo de defesa de seus direitos trabalhistas e da própria defesa da soberania nacional, contra o desmonte, a política de preços indexada ao dólar e a privatização fatiada da Petrobras da agenda neoliberal do governo neofascista de Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes.

Defendemos a autonomia e a representatividade dos sindicatos da categoria dos petroleiros nas negociações, no fortalecimento do movimento grevista, nas livres manifestações da classe trabalhadora e da sociedade brasileira na defesa do patrimônio que é a Petrobras e seus trabalhadores e trabalhadoras.

Manifestamos total repúdio às investidas de Justiça trabalhista contra os grevistas e suas organizações sindicais, com Federação Única dos Petroleiros (FUP), defendemos o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho firmando entre as organizações sindicais e a Estatal.

A CTB Pará e seus Sindicatos de bases estão irmanados nesta luta que é da sociedade brasileira, dos progressistas e nacionalistas em defesa da soberania nacional de um Brasil desenvolvido, com democracia e empregos para seu povo.  Vivas à Petrobras e aos petroleiros e petroleiras. Não as privatizações de lesa pátria do governo Bolsonaro.

Belém – Pará, 13 de fevereiro de 2020.

 

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/Pará

Cleber Rezende
Presidente da CTB Pará

Marcos Afonso Pinheiro
Secretário Geral da CTB Pará

 

MAIS LIDAS