Dia da classe trabalhadora foi comemorado em todo o mundo, a despeito do coronavírus

A pandemia do coronavírus mudou as caraterísticas do 1º de Maio deste ano, mas não impediu as manifestações na data magna da classe trabalhadora.

No Brasil o dia foi animado por uma live histórica das centrais sindicais na internet, que reuniu artistas renomados, líderes sindicais e políticos de diferentes legendas em defesa da democracia, da vida, da saúde, do emprego e da renda do povo.

Em outros países, os atos foram marcados por máscara e o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço da doença, que em nosso país já tinha causado mais de 6 mil mortes até a manhã desta sexta.

Protestos contra o neoliberalismo, que degrada a condição da classe trabalhadora, e homenagens aos mais destacados dirigentes do proletariado ao longo da história, deram o tom das manifestações nas diferentes regiões do globo, boa parte delas realizada através da internet.

Homem com máscara de proteção comemora o Dia Internacional do Trabalho enquanto outra pessoa segura uma placa com fotos de heróis revolucionários e a mensagem 'Viva Fidel e Raul', em Havana, Cuba — Foto: Ramon Espinosa/AP
Comemoração, com uso de máscara, homenageia os revolucionários Fidel Castro e o irmão Raul em Cuba
Manifestantes mantém distanciamento social durante um comício do 1º de Maio fora do Parlamento grego, em Atenas, nesta sexta-feira  — Foto: PAME via AP
Em Atenas, manifestantes mantêm distanciamento social recomendado pela OMS