Assista: Lula, Dilma e FHC unidos no 1º de maio por dias melhores com democracia, liberdade e direitos

O 1º de maio virtual realizado na sexta-feira (1) durante a pandemia do coronavírus reuniu os ex-presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso no mesmo palco na internet. A convite das Centrais Sindicais, os três enviaram mensagens que foram exibidas ao final do evento que durou mais de 5 horas. Lula e Dilma criticaram o deboche do presidente Jair Bolsonaro contra os trabalhadores e trabalhadoras.

Lula prestou solidariedade aos trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Disse que vivemos “os dias mais tenebrosos da história” mas que grandes tragédias podem ser parteiras de grandes transformações, e destacou a importância da classe trabalhadora. “Foram necessários 300 mil cadáveres para a humanidade conhecer o que os trabalhadores sabem desde que nasceram: o que sustenta o capitalismo não é o capital e sim os trabalhadores”, reiterou Lula.

Dilma Rousseff pediu Fora Bolsonaro e afirmou que o atual presidente não tem sido o líder que o país precisa. “É o mais brutal e desalmado chefe de estado entre todas as nações do planeta”. Segundo Dilma, o presidente tem dinheiro para ajudar banco mas nega para os trabalhadores, que estão perdendo condições de vida para se sustentar. Fernando Henrique Cardoso defendeu que é preciso juntar as pessoas para marchar juntos: “Não é hora de nos desunirmos. É hora de nós nos juntarmos porque temos que construir o futuro a partir do presente”.

Confira abaixo o vídeo na íntegra de cada ex-presidente:

Lula – Ex-presidente da República

Dilma Roussef – Ex-presidenta da República

Fernando Henrique Cardoso – Ex-presidente da República

Por Railídia Carvalho

Foto: reprodução