A direção da CTB, reunida em 24 de julho de 2020, manifesta seu total repúdio ao ataque promovido pelos grileiros milicianos ao Acampamento Emiliano Zapata que vitimou nosso bravo combatente e militante da agricultura familiar no Estado do Rio de Janeiro, Carlos Augusto Gomes, carinhosamente chamado por nós de Mineiro.

O Acampamento Emiliano Zapata é organizado pela FETAGRI, filiada à CTB, e situa-se em uma área de terras anteriormente conhecida como Fazenda Negreiros, que foi desapropriada em 2004 por não cumprir a função social da propriedade devido à sua improdutividade

No dia 8 de julho de 2020, 40 famílias acampadas no Emiliano Zapata, localizado no distrito rural de São Mateus, em São Pedro da Aldeia(RJ), viveram um verdadeiro terror.

Também nesse dia, outro companheiro foi ferido. Além disso várias lideranças da Fetagri-RJ estão sendo constantemente ameaçadas de morte.

O ataque ao acampamento está em plena agudização de uma das piores crises sanitárias do mundo em tempos de pandemia da COVID-19 e sofre também a expansão ofensiva do capital contra dos territórios a partir de um intenso processo de expropriação da vida, da violação da força de trabalho e da degradação do ambiental.

Somente no estado do Rio de Janeiro existem mais de 1000 famílias entre sem-terra, quilombolas e indígenas vivendo em situação de ameaça direta de grileiros, paramilitares, milicianos e de pistoleiros a mando de latifundiários e empresários.

MAIS LIDAS