Cariocas organizam Movimento Basta contra PEC 32 e em defesa dos serviços públicos

A partir desta semana terá início a construção do MOVIMENTO BASTA em todo estado do Rio de Janeiro, uma iniciativa da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), junto com outras entidades sindicais e sociais, cujo objetivo é barrar a PEC 32, feita para destruir o serviço público no Brasil.

Esta será uma ação de articulação nacional e o propósito é envolver na mobilização o máximo de dirigentes e militantes possível.

Para integração serão organizados núcleos regionais com os sindicatos de servidores que terão a missão de transmitir e organizar o movimento na suas cidades e na região.

Reunião dia 19

Na próxima segunda feira (19) deve ser realizada uma reunião de organização com as bases e cada sindicato deve indicar pelo menos 2 pessoas para acompanhar isso e posteriormente, com o grupo regional definido, inserir os demais dirigentes e indivíduos da sua cidade para alavancar o movimento.

Será, esperam os organizadores, uma das maiores ações e um importante desafio de mobilização contra uma ameaça que afeta não apenas servidores públicos, mas a população em geral, que terá seu atendimento em serviços essenciais sucateado ou extinto.

Suprapartidário e sem ideologismos, o Basta é para trazer de volta o conceito de Equilíbrio. Não deixar votar a PEC 32 da Reforma Administrativa, sem mostrar o que muda na vida de cada um dos 220 milhões de brasileiros.

Estado subordinado ao mercado?

E são mudanças fortes. Colocam, por exemplo, que o Estado Brasileiro passa a ter Subsidiariedade ao Mercado. É preciso explicar direitinho a cada brasileiro o que isto significa, antes de virar Lei.

Quando bastava prorrogar o Estado de Emergência decretado em 2020 e continuar com o importante auxílio de emergência de 600,00, diminuíram para apenas 250,00 o valor do benefício para priorizar o pagamento de juros da dívida pública a bancos trilionários.

Pior, mudaram a Constituição, construída por gerações, em apenas 5 dias. Sem diálogo com a sociedade. A PEC 186 foi transformada na Emenda Constitucional 109 para privilegiar apenas o Sistema Financeiro.

Vamos pedir para priorizar a reforma Tributária, sempre jogada pra depois. Esta sim, pode trazer justiça fiscal, fazendo com que os mais ricos e afortunados paguem pela crise. Com a correta administração da Dívida Pública, criar-se-ão condições de combater a Pandemia, gerar emprego e renda, acabar com a fome e a miséria.

Voz da classe trabalhadora

Para isso o Basta está organizado nos 26 Estados, Distrito Federal e Regiões. É a ação articulada que vai dar força à voz dos trabalhadores e trabalhadoras e sensibilizar ouvidos no Congresso Congresso Nacional.

São lideranças e entidades da sociedade civil unificadas na luta pelo serviço público, desde a linha de frente da Saúde e Segurança pública a todas as estruturas que dão suporte ao funcionamento do Estado.

Prometeram que a Reforma Trabalhista iria gerar empregos? Mentiram ou erraram feio em suas previsões. Temos hoje milhões de brasileiros desempregados, na informalidade, sem renda e sem proteção social. Não disseram que a Reforma Previdenciária iria salvar o Brasil? Outra mentira, pois o que fez foi aprofundar a crise.

Precisamos, mais que nunca, nos unir para barrar o retrocesso. A agenda governamental veio para nos destruir. É a granada do Guedes no seu bolso pronta a explodir. Reagir significa sobreviver e a sobrevivência com dignidade requer a unidade da classe trabalhadora e de todo o povo brasileiro.