Secretaria de Formação da CTB-MG discute os desafios do movimento sindical

Por Anderson Pereira

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador em Salvador (BA), Augusto Vasconcelos, participou, nessa quinta-feira (20), de mais um encontro virtual promovido pela Secretaria de Formação e Coletivo de Formação da CTB-MG. O tema do debate foi “Os desafios do movimento sindical”.

Clique aqui e assista na íntegra.

Vasconcelos lembrou que, após a “reforma” Trabalhista, o direito individual do trabalho está ameaçado. “Legalizaram o absurdo”, disse.

Para ele, os sindicatos “são o alvo” nesse momento. “Como fazer a defesa da classe trabalhadora sem sustentação financeira?”, questionou o dirigente sindical.

Segundo Vasconcelos, os sindicatos precisam estar abertos para todos os trabalhadores, inclusive os desempregados.

“Precisamos dar voz inclusive para aqueles que não têm sindicato. Precisamos nos transformar, já somos, mas todos devemos ser, em verdadeiras escolas de cidadania. Ou seja, espaços de solidariedade e de acolhimento. Além disso, promover ações para elevar o nível de consciência da sociedade”, afirmou ele.