Sem a educação, não é possível avançar, afirma presidente do SINPROESEMMA

No dia 6 de agosto, é celebrado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data foi instituída em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff, e busca homenagear não só os professores e professoras, mas todos os profissionais que lidam diretamente com a educação e com o processo formativo dos estudantes.

Jaile Lopes, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA), filiado à CTB, comenta a importância da data em uma conjuntura de seguidos ataques à educação:

“A educação é a mola de todas as transformações do mundo. É por meio dela que as desigualdades se diluem e as pessoas podem adquirir conhecimento, profissionalizando-se e inserindo-se no mercado de trabalho”, afirma. 

Jaile também defende o papel dos profissionais da educação na construção de um Brasil mais justo: “É importante focar no cenário ameaçador em que nós estamos vivendo para decidir o que queremos para o país, os estados e as cidades. Sem a educação, não é possível avançar”, conclui.