Encontro Regional da Enfermagem em Patos (PB) discute a implantação do Piso Nacional

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) realizou, em conjunto com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba (CTB-PB), o Encontro Regional da Enfermagem em Patos, no qual foi discutido a implantação do Piso Nacional e a luta pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro, que congela o futuro aumento.

A presidente do SINFEMP Carminha Soares destacou a importância do encontro, agradeceu a presença da categoria e também saudou os presidentes de sindicatos irmãos de Princesa Isabel (PB), como o presidente Draimler e Ledecler de Tavares e o presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem do Estado Adriano, presentes no evento.

Lourival Gambarra falou em nome da CTB-PB e enfatizou a necessidade da realização desses encontros em outras regiões do Estado, o compromisso da CTB-PB na luta pela implantação do piso e sua defesa dos servidores públicos municipais.

O assessor Jurídico do SINFEMP, Dr. Alexandre Oliveira, fez uma intervenção sobre a constitucionalidade do piso e também da decisão favorável do Tribunal de Justiça, dando provimento ao recurso impetrado pelo Sindicato com relação às 30 horas semanais da Enfermagem em Patos.

Zé Gonçalves, vereador sindicalista e vice-presidente do SINFEMP, fez uma exposição sobre a luta da enfermagem e o compromisso do SINFEMP em todas as caminhadas, afirmando que todos devem permanecer mobilizados na luta pela implantação do piso, além de exigir dos gestores que na Lei Orçamentária Anual (LOA) já deverá constar o aumento salarial.

Ao final foram tirados os seguintes encaminhamentos:

1. Incluir na LOA 2023 o impacto do piso;

2. Fazer a luta em cada município pela implantação do Piso;

3. Lutar para assegurar o Piso, manter a insalubridade e a gratificação em cima do valor de dois salários mínimos;

4. Lutar pela derrubada do veto de Bolsonaro que congela o piso;

5. Encaminhar os modelos de projetos para as Câmaras Municipais e Prefeituras;

6. Que a categoria se faça presente na votação da LOA em cada município;

7. Lutar pela implantação do Piso desde já.

O SINFEMP irá manter a enfermagem mobilizada e fará trabalho de base nos 23 municípios de sua base territorial.

Fonte: SINFEMP