Pesquisa Ipec indica que se eleição fosse hoje Lula seria eleito com 54% dos votos válidos; Bolsonaro, derrotado, ficaria com 46%

Pesquisa foi feita entre sábado (15) e segunda-feira (17) e tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas.

O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Nelson Almeida/AFP

O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Nelson Almeida/AFPhttps

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos (votos totais, incluindo brancos e nulos) no segundo turno contra 43% de Jair Bolsonaro (PL).

O novo levantamento foi feito entre sábado (15) e esta segunda (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável, o que significa que a campanha dos dois candidatos nos últimos 10 dias não alterou a tendência do eleitorado. Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 7, Lula tinha 51% e Bolsonaro, 42%.

Votos válidos

Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 55% dos votos válidos; Bolsonaro, 45%.

Bolsonaro mantém o título de campeão da rejeição, com 46%. Lula fica atrás com 41%.

Este é o terceiro levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Votos totais

Lula: 50%
Bolsonaro: 43%
Brancos/Nulos: 5%
Não sabem: 2%

Votos válidos:

Lula : 54%
Bolsonaro: 46%
Vladmir:

Rejeição:

Bolsonaro: 46%
Lula:41%

Simulações anteriores de 2º turno

Antes do primeiro turno, que aconteceu em 2 de outubro, o Ipec também fez simulações de segundo turno. Na sondagem divulgada na véspera da votação, Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%.

A diretora do instituto, Márcia Cavallari, afirmou na semana passada, em entrevista à GloboNews, que não se deve fazer uma comparação entre os levantamentos anteriores ao primeiro turno e os posteriores. “Porque é uma nova situação, em que o eleitor se reposiciona”, explicou.

Com informações do g1