Adesão à gratuidade do transporte público aumentou 135% no 2º turno

Após a liberação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da gratuidade no transporte público durante o 2º turno das eleições presidenciais, que acontece no próximo domingo (30), o número de municípios que adotarão a medida subiu 135%. Este valor representa 193 municípios, contra 82 no 1º turno.

Agora, 82 milhões de pessoas serão favorecidas pelo passe livre, um aumento de 119% em relação aos 37,4 milhões contemplados com a liberação no 1º turno. Os dados foram compilados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Diversas capitais liberarão as catracas do transporte público no dia 30 de outubro, incluindo São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Natal (RN), Teresina (PI), São Luís (MA), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). A gratuidade também teve forte adesão no interior dos estados do Nordeste, e menos na região Sul.

De acordo com a decisão do STF, os municípios que ofereceram o passe livre no 1º turno devem, obrigatoriamente, oferecer também no 2º. Porém, cada prefeitura determina se ele será vigente durante todo o dia ou apenas durante o horário da votação (das 8h às 17h).

Com informações da Folha de São Paulo