SINTCVAPA fecha acordo para o pagamento de verbas rescisórias

No Pará (PA), o Sindicato dos Comerciários de Belém (SINTCVAPA) fechou um acordo coletivo com a rede de Supermercados Nazaré, após cerca de 1.200 trabalhadores terem sido demitidos e não receberem o pagamento das verbas rescisórias.

De início, a empresa havia proposto pagar os valores devidos aos ex-funcionários em até 48 meses e, depois, em até 12 meses, além de redução do FGTS de 40% para 20% do valor. As propostas foram recusadas pelos trabalhadores e, em seguida, o SINTCVAPA entrou na Justiça.

Após a mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), sindicato e empresa fecharam acordo coletivo que prevê a atualização dos valores devidos, o pagamento de até 70% deles até a próxima segunda-feira (07), quando vence o prazo, e a liberação do patrimônio do grupo para venda em até 6 meses para o pagamento do saldo.

“Os trabalhadores concordaram em assembleia com o acordo”, afirma Antônio Caetano, presidente do SINTCVAPA. A assembleia ocorreu na tarde da última segunda-feira (31). “Além disso, o pagamento do FGTS e do seguro-desemprego já foram liberados”, completa.

Para os próximos passos, o sindicato e os trabalhadores aguardam o cumprimento do restante do acordo até o prazo estipulado pela Justiça.