A terra precisa ser bem tratada para dar bons frutos

Por Thaisa Daiane Silva*

0 ano de 2023 nasce com esperanças redobradas de que tudo vai melhorar. Deixamos para trás quatro anos de retrocessos e ataques contundentes aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da cidade e do campo.

Nunca as florestas e os rios do país foram tão devastados. A natureza grita por salvação e compete a nós que trabalhamos no campo ao lado dos povos indígenas, da população ribeirinha, dos quilombolas reconstruir a dignidade da trabalhadora e do trabalhador do campo. Para, dessa formna, todo mundo ter alimentos saudáveis em suas mesas.

Porque acabar com a fome significa investir nas trabalhadoras e trabalhadores do campo. Chega de queimadas, de desmatamento, de envenenamento das águas. Basta de tantos agrotóxicos agredindo a natureza, adoecendo quem vive do próprio trabalho e contaminando as pessoas que consomem esses alimentos.

Chega de tanta fome, tanta miséria, tanta desigualdade e tanto desrespeito à dignidade humana. As trabalhadoras e trabalhadores do campo necessitam de acesso a terra para plantar, colher e escoar a sua produção, garantindo a sobrevivência de sua família e assegurando alimentação saudável em todas as mesas brasileiras.

Porque corno cantarn Chico Buarque e Milton Nascimento, na bela canção O Cio da Terra, é necessário ”afagar a terra” e conhecer os desejos da terra” para ”fecundar o chão” na ”propícia estação”. Esse é o nosso trabalho e o nosso sonho.

Para tanto, necessitamos de moradia digna, de investirmos em nossa produção, de acesso a uma educação de qualidade, à internet, à cultura, ao esporte, ao lazer. De forma que a juventude possa permanecer no campo e progredir de vida com os estudos, melhorando ainda mais a produção do campo.

A democracia está de volta e o Brasil voltou a ser um país admirado por todas e todos. Continuaremos a lutar por vida digna a todas as pessoas, sem discriminação, sem ódio, sem violência.

Porque como canta o Gonzaguinha ”nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs, deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar” tenha sempre ”fé na vida, fé no homem (e na mulher), fé no que virá”, porque ”nós podemos tudo, nós podemos mais”, então ”vamos lá fazer o que será”. Mãos na massa que 2023 promete.

Thaisa Daiane Silva é secretária-geral a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), secretaria de Jovens e Políticas Sociais da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Mato Grosso do Sul (Fetagri-MS) e diretora plena da CTB Nacional.