CTB-PB debate cumprimento de pisos nacionais, formação sindical e conjuntura política

Em reunião estadual na cidade de Patos, a 306 km de João Pessoa, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba (CTB-PB) debateu diversos temas de interesse da classe trabalhadora no estado.

O encontro contou com uma análise da conjuntura política nacional, pelo presidente da CTB local, Marcos Santos, e pela vereadora Jô Oliveira, do PCdoB de Campina Grande, além da discussão do cumprimento do Piso Nacional dos Professores e da Enfermagem, bem como dos Agentes Comunitários de Saúde. A exposição foi feita por Gilson Remígio, diretor jurídico da CTB-PB, e pelo vice-presidente da central e vereador do PT em Patos, Zé Gonçalves.

“Precisamos retomar o trabalho de base, mobilizar os servidores e trabalhadores para que os gestores respeitem as entidades sindicais”, afirmou o vereador. Ele ainda defendeu a necessidade de se realizar reuniões nas 16 regionais da CTB-PB, ao que a Diretoria Executiva se comprometeu em apresentar um calendário até o dia 28 de fevereiro.

Zé Gonçalves também reforçou a necessidade do retorno da formação sindical. “Sindicalista que não se forma, se deforma. Já o sindicalista que se forma, transforma”, pontuou.

O presidente Marcos Santos revelou que um curso será realizado em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES) e outros formadores. “Vamos pensar e fazer essa formação, reconstruindo nossa equipe no estado que recebeu a capacitação do CES”, defendeu.

Na esfera jurídica, foi revelado que a CTB-PB passará a ter a assessoria do advogado Watteau Rodrigues, professor da Escola Nacional João Amazonas, que dará orientação aos sindicatos filiados à Central no estado.