CTB participa de atos pelo Piso Nacional da Enfermagem em todo país

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou de diversos atos, nesta sexta-feira (10), em favor da implementação do Piso Nacional da Enfermagem. A mobilização, que contou com paralisação das atividades, foi convocada pelas entidades que compõem o Fórum Nacional da categoria.

No Rio de Janeiro, a CTB se uniu ao Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado (Satem-RJ) para tomar as ruas do centro da cidade. “A greve é justa. Os sindicatos têm o apoio da nossa Central e não recuaremos até que o piso seja uma realidade para as categorias de enfermeiras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem! O Piso Nacional da Enfermagem foi sancionado, fruto de muita luta da categoria, em agosto de 2022, mas até agora não é realidade no contracheque dos trabalhadores e das trabalhadoras. Governos e iniciativa privada, respeitem o Piso. Respeitem a Enfermagem”, clamou o presidente da CTB-RJ, Paulo Sergio Faria, conhecido como Paulinho da Rocinha.

Em Salvador, a manifestação foi realizada no Largo de Nazaré, também na região central, próximo ao tradicional Hospital Santa Izabel. “Queremos o pagamento dos pisos aprovados pelo Congresso Nacional. Não vamos aceitar perdas nos benefícios das trabalhadoras e dos trabalhadores. Ainda este mês, a ministra da Saúde [Nísia Trindade] estará na Bahia, e nós vamos até ela pedir uma solução. No dia 5 de abril, teremos ato na governadoria com os servidores estaduais. Seguimos na luta pelos nossos direitos”, afirmou a presidenta do Sindsaúde e secretária adjunta de Comunicação e Imprensa da CTB Nacional, Ivanilda Brito.

Líder da luta na Câmara Federal e relatora da PEC que reserva recursos para o pagamento do benefício, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) reforçou o ato da categoria. “Fizemos pesquisas e o texto prevê fontes de custeio no âmbito do setor público e das entidades filantrópicas da área de saúde. No dia 20, realizaremos uma audiência em Salvador e vamos mostrar aos prefeitos e à sociedade que nada justifica o não pagamento. Nosso mandato segue firme ao lado de vocês, que têm uma importância grande para nosso povo”, enfatizou.

Outros protestos foram realizados nas principais capitais do país, a exemplo de Belém e Fortaleza. A lei aprovada estabelece pisos da Enfermagem nos valores de R$ 4.750 para enfermeiros, R$ 3.325 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375 para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Na próxima quarta-feira (15), será realizada uma audiência pública no Congresso Nacional. Para fechar o mês, no dia 29 acontecerá um ato público em Brasília, quando o Fórum vai pedir a retomada da articulação da Frente Parlamentar Mista da Enfermagem. Com informações da CTB-BA e CTB-RJ.

Confira a galeria de fotos: