CTB toma posse no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Rio

Duas diretoras nacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foram empossadas esta semana no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim). A vice-presidenta da CTB-RJ, Katia Branco, foi escolhida conselheira do órgão, enquanto a secretária-geral Raimunda Leone, que também é adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ficou na suplência.

O evento, realizado no Palácio da Guanabara no Dia Internacional da Mulher, contou com a participação da direção da sociedade civil do Cedim, ex-presidentas históricas desde a sua criação, em 1987, feministas, acadêmicas, representantes da Rede de Violência, de Ongs e dos movimentos sociais.

“Nossas entidades prosseguirão o trabalho incansável de nossas antecessoras na luta por Democracia, Direitos Humanos, pelos Direitos das Mulheres de nosso estado, cumprindo a missão de monitorar e fiscalizar as ações do Estado, contribuindo com propostas de políticas públicas afirmativas, que possam incluir classe, gênero e raça nos debates e nas ações em especial”, disse Katia.

A direção do grupo para o período até 2026 ficará a cargo da secretária de Estado da Mulher, Heloísa Helena. Ao todo, o colegiado contará com integrantes de 17 entidades da sociedade civil. Entre elas, Vânia Bretas e Irene Cassiano, da União Brasileira de Mulheres (UBM); Luciana da Silva e Elza Serra, do PCdoB; Leila Moraes e Andrea Correa, da Federação de Mulheres Fluminenses (FMF); Elza Monerat (UJS); Karina Bernardes e Maria de Fátima, pelo Coletivo de Mulheres; além das cetebistas.