Empresa da Coroa Norueguesa demite para terceirizar em Barcarena

A Hydro Alunorte, empresa do grupo norueguês Norsk Hydro, provocou profunda indignação ao demitir 20 trabalhadores que atuavam no DRS (Deposito de Rejeito Sólidos), no Pará, com o propósito de abrir caminho à terceirização.

A demissão foi marcada pelo desrespeito com os trabalhadores e com seu Sindicato, com um modus operandis repulsivo, onde os trabalhadores foram convocados pelos seus “chefes” para participarem de um workshop no auditório do CDT (Centro de Divulgação e Treinamento), inclusive alterando os turnos de alguns trabalhadores e chamando até os que estavam de folga para o tal workshop.

No auditório, quando todos pensavam que seria uma reunião de trabalho e de formação, o gerente sênior da área, Leonardo Braga, hoje chamado de Leonardo “Praga” anunciou, ao lado da assistente social da empresa, a demissão de todos os trabalhadores presentes.

Após dar a notícia, se retira da reunião. Por sinal, saiu correndo, deixando a assistente social com os “chefes” dos trabalhadores que (pasmem!) não sabiam das demissões. Nem os editores do programa Casseta e Planeta fariam melhor.

É importante registrar que há duas semanas atrás, os trabalhadores perceberam agentes da empresa Marks medindo as caçambas na área e, desconfiados, alertaram a direção do Sindquímicos. O Sindicato solicitou reunião com gerente executivo do DRS e, no dia 10 de fevereiro, reuniu com o gerente sênior, o tal Leonardo Braga, que negou que a empresa estava terceirizando a área, ou seja, mentiu para o representante legal dos trabalhadores. Estava tão seguro que nada aconteceria com ele, já que estava com o aval da direção da empresa. que não se importou de jogar as favas os valores da empresa.

A tal empresa Marks foi a terceirizada que “ganhou” o contrato para substituir os atuais trabalhadores.

É inadmissível que uma empresa multinacional como a Norsk Hydro, detentora de prêmios em segurança, em meio ambiente, com compliance, que se diz defensora de um novo modelo de governança, signatária da convenção internacional do trabalho (OIT) permite uma lambança desta.

A forma como estes trabalhadores foram demitidos mostra a verdadeira face do grupo Hydro no Brasil. Temos certeza que essa empresa não se comporta desta forma com seus trabalhadores na Noruega.

Fonte: Sindquímicos – Sindicato dos Químicos de Barcarena