O professor de História e diretor de Comunicação do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato), Leonardo Preto Etchevarria, participou da reunião do Coletivo de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que foi realizada em Brasília nestas segunda (3) e terça-feira (4).
Mídia-ativista da rede Pão com Ovo, o docente explicou que o encontro “fortalece o debate e a articulação das entidades sindicais e dos militantes na área comunicacional para fazer a luta política, ganhar consciências e mobilizar as massas trabalhadoras para um projeto mais avançado de Educação e de Nação”.
Na sua intervenção, ele frisou que a tarefa fundamental dos dirigentes e militantes é “conectar as ferramentas disponíveis com a capacidade de enfrentamento e mobilização e a elevação do grau de politização dos trabalhadores e trabalhadoras”.
“A consolidação de uma rede de comunicação sindical ampla, versátil e politicamente engajada para que os trabalhadores e suas organizações realizem o objetivo de derrotar o fascismo e as fake news, avançar na reconstrução nacional e colocar a educação no centro de um projeto de desenvolvimento foram algumas das discussões tratadas no primeiro dia da reunião.
A expectativa é de que o mesmo debate se reproduza nas seccionais da CNTE, capilarizando e enraizando o trabalho de comunicação e imprensa sindical, tendo nos movimentos sociais, centrais sindicais e no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação espaços e meios para disputar com a mídia hegemônica a serviço do capital.