CTB-GO defende professora demitida após fake news de deputado bolsonarista: “Não vamos admitir obscurantismo e ignorância”

Uma professora de história da arte foi demitida de uma escola em Goiânia, após o deputado federal Gustavo Gayer (PL), denunciá-la por meio das redes sociais por ela ter utilizado uma camiseta com a frase “Seja marginal, Seja herói”, de Hélio Oiticica (1937-1980), um dos importantes artistas brasileiros que era trabalhado pela professora em sala de aula por ser tema de vestibular. O caso repercutiu nas redes sociais depois que o parlamentar publicou um vídeo comemorando a demissão da professora, que, segundo ele, faz apologia a ser “marginal”. Aliado de Bolsonaro e investigado pelo TSE por abuso de poder público e ataques às eleições, o deputado construiu sua carreira política em cima de Fake News e possui recorrência na promoção de ataque à professores.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Goiás (CTB-GO), denunciou a prática antidemocrática do parlamentar e saiu em defesa da professora. “O Sindicato dos Professores do estado de Goiás (Sinpro-Goiás) e a CTB-GO junto com outras entidades, estabelecemos uma ação na Comarca de Goiás para reparar os danos morais e materiais sofridos pela professora, junto com ação trabalhista contra o Colégio Expressão que foi na onda discriminatória do deputado neofascista e demitiram a professora. Além disso, foram realizadas representações no Ministério Público Federal, Ministério Público de Goiás e Ministério do Trabalho, Polícia Federal, setores amplos da sociedade e imprensa goiana e nacional para divulgarem o absurdo feito pelo deputado”, disse Railton Nascimento, presidente da CTB-GO e do Sinpro-GO.

A professora que tem sua identidade preservada, disse ter ficado horrorizada com a decisão da escola. “Eu fiquei horrorizada. Foi a minha sensação. Eles falaram que estavam me protegendo. Como uma escola diz que me protege, se escolhe o outro lado da história, que é o mentiroso e criminoso? Como eu vou me sentir confortável, passando por essa situação, se a própria instituição que deveria agir em defesa da Educação está assumindo o outro lado?”, disse a professora, em entrevista ao UOL.

A CTB-GO denuncia o deputado e pede apoio a todas as entidades sindicais do Brasil para defender a democracia e o respeito a liberdade de ensinar, divulgar a arte e aprender. “Esse deputado em nome de fiscalizar tal doutrinação, na verdade é um doutrinador, não vamos admitir tudo que ele representa e quer impor no nosso país, como o obscurantismo, apagar as luzes da racionalidade, da inteligência, voltar a idade das trevas e ignorância. Então, nós da CTB denunciamos isso e conclamamos famílias, movimento estudantil, sindical, todos e todas a entrar nessa denúncia contra esse neofascista, Gustavo Gayer.”, finalizou o presidente.

Informações: Railton e G1