Reuniões periódicas com o BNDES serão organizadas em conjunto com as centrais sindicais para ampliar o diálogo sobre o crescimento econômico no país

As centrais sindicais e os conselheiros do Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat), se reuniram na manhã desta sexta-feira (12), em São Paulo, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, com o objetivo de colher contribuições para a revisão do Planejamento Estratégico do BNDES e debater ações para a sustentação do crescimento econômico e do investimento. Os representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), estiveram presentes no encontro.

O presidente do BNDES se comprometeu a ter mais dialogo com as centrais sindicais, e demonstrou o desejo em ampliar o fomento à economia, para que ela se torne um instrumento de superávit primário. Mercadante também relatou as iniciativas do banco para a ampliação de crédito, as dificuldades a serem superadas em torno dos juros altos e a possibilidade em ter taxas mais flexibilizadas para auxiliar o financiamento econômico do país.

O secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, avaliou a importância em manter o contato com o BNDES. “Consideramos importante este maior diálogo com o BNDES. As Centrais Sindicais entendem que o BNDES deve restabelecer seu importante papel como banco público de fomento, para desenvolver a economia e gerar empregos. Mas com a Selic a 13,75% inviabiliza qualquer projeto de reconstrução nacional. É urgente reduzir os juros.”, disse Ronaldo.

Rene Vicente, vice-presidente da CTB e presidente da CTB São Paulo, espera também que o banco se posicione de forma contrária aos projetos de privatização da CPTM e Sabesp. “Apontamos a necessidade do investimento em vários setores, como no saneamento básico que tem uma demanda grande e pode gerar muitos empregos no país. Questionamos o fato do BNDES ter financiado privatizações, entendemos que esse não é o papel do BNDES, principalmente em São Paulo, que tem um projeto de privatização da Sabesp e da CPTM. Então, esperamos que o banco se posicione de forma contrária e não dê recursos a iniciativa privada para que ela venha comprar bens públicos. Isso é fundamental para o resgate das empresas nacionais.”, comentou Rene.

Conselheiro da Codefat, Antonio Renan Arrais, avaliou como proveitosa a reunião, e falou sobre a criação do Fórum das Centrais. “A criação desses encontros de forma bimestral com a direção do BNDES, irá fortalecer o Banco que se encontra enfraquecido com as políticas neoliberais. Os conselheiros do Codefat, também terão reuniões para debater a remuneração dos recursos que pertencem ao Fundo de Amparo ao Trabalhador. Entendemos que é muito importante o apontamento dado pela BNDS, através do presidente Aloizio Mercadante, e esse dialogo”, frisou Renan.