Produção de veículos cai 19,4%. Culpa do BC!

Por Altamiro Borges
Segundo balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgado quarta-feira (10), a produção de carros e caminhões despencou 19,4% entre março e abril deste ano. O péssimo resultado decorre da queda da demanda, resultante da redução do crédito e do agravamento da crise econômica em função dos juros pornográficos praticados pelo Banco Central sob a presidência do bolsonarista Roberto Campos Neto.

Em função dos entraves na economia, o primeiro trimestre registrou oito paralisações nas linhas de montagem. GM, Hyundai, Mercedes-Benz, Scania, Stellantis e Volkswagen optaram por interromper sua produção de veículos leves e pesados. Segundo os comunicados oficiais das próprias empresas, o principal motivo desta drástica medida foi a queda no consumo. “É um ajuste da produção à demanda de mercado, quando se vê queda no mercado interno e nas exportações”, explica Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O executivo, que integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado “Conselhão” – reativado pelo presidente Lula na semana passada –, espera que o governo federal adote medidas para a retomada da produção industrial brasileira. Mas ele acredita que o cenário econômico só vai melhorar se ocorrerem mudanças na política de juros. A Anfavea inclusive deve divulgar em breve um estudo que compara diferentes períodos do mercado nacional para “mostrar o impacto negativo da Selic elevada sobre produção e vendas de veículos”.

A crise no setor também foi confirmada pela Fenabrave – a federação que reúne as revendedoras. As vendas de veículos leves e pesados caíram 19,2% em abril na comparação com março. Foram emplacadas 160,7 mil unidades no último mês. As locadoras de automóveis foram as principais clientes: elas compraram 47 mil veículos. Mas a redução do crédito, em função dos juros elevados, impediu uma maior expansão das vendas. Na prática, a política monetária ortodoxa do Banco Central está emperrando o aumento do consumo, da produção, do emprego e da renda dos brasileiros. Bob Fields Neto, o bolsonarista do BC, está sabotando a economia brasileira!