Eletricitários e movimentos sociais fazem manifestação na porta da Eletrobras no RJ nesta quarta (14)

Na manhã desta quarta-feira (14), movimentos sociais e eletricitários fizeram ato surpresa na sede da Eletrobrás, no centro do Rio De Janeiro. A manifestação aconteceu após matéria que denuncia áudio de reunião, onde os conselheiros de administração reconhecem que o acionista minoritário 3G Radar, composto por Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, é responsável por conceber e planejar a privatização, formar o Conselho de Administração e liderar a Eletrobras. Os bilionários são conhecidos por terem causado a falência da Light e das Lojas Americanas.

Os participantes do protesto clamam pela imediata destituição do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da Eletrobras, além de exigirem uma investigação e responsabilização dos responsáveis pelo suposto golpe em andamento na empresa. Eles destacam a influência da 3G Radar, de propriedade de Lemann, que detém apenas 0,05% do capital com direito a voto, enquanto o Estado Brasileiro possui 43% das ações e não consegue indicar um único membro para o Conselho de Administração.

“O povo brasileiro merece que a privatização fraudulenta da Eletrobras seja investigada, como está acontecendo nas Lojas Americanas, onde foram encontradas várias irregularidades, principalmente com relação ao grupo 3G, que tem mandado na Eletrobras com menos de 1%. Queremos que o Governo retome o poder dentro da Eletrobras como maior acionista da empresa com 43% das ações e assim cancelar as demissões em curso na empresa após a privatização, e continuar com a luta para reestatizar a Eletrobras”, disse Victor Frota Secretário de comunicação da CTB-DF e dirigente do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (Stiu-DF).

Os funcionários da Eletrobras também organizaram um protesto em frente à Câmara dos Deputados para expor as várias irregularidades cometidas pela atual administração da empresa.