SintraSuper realiza posse da nova diretoria na Bahia

Em clima de emoção, homenagens e com forró no final, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Supermercados (SintraSuper), tomou posse na noite desta quinta-feira (15). Conduzido pela mestra de cerimônias Jéssica Baiano, o ato político aconteceu no Armazém Saúde, com a presença de autoridades, políticos, familiares dos eleitos e sindicalistas comerciários da Bahia e de outros estados, além de dirigentes de outros sindicatos baianos.

“É um momento especial a posse da diretoria do SintraSuper, em duas décadas de lutas e conquistas. Acontece no novo momento do Brasil com o governo Lula, que nos devolveu a esperança de ver um País feliz de novo, com desenvolvimento e valorização do trabalho. E essa gestão ‘Avançar e renovar a luta’ vai fazer a sua parte na reconstrução do Brasil e seguir firme na defesa dos interesses e direitos da nossa categoria”, afirmou a presidenta Rosa de Souza.

A Superintendenta Regional do Trabalho, dra. Fátima Freire destacou a história que ela tem com o movimento sindical. “Nos comerciários e no SintraSuper, obtivemos muitas vitórias como advogada. Me sinto feliz, por exemplo, de ter reintegrado Rosa à empresa após ter sido demitida injustamente. A Superintendência está de portas abertas para os sindicatos e vamos ajudar na mediação de conflitos trabalhistas”, destacou.

RECONHECIMENTO

Presidente da FEC Bahia (Federação dos Comerciários), Jairo Araújo disse que o SintraSuper contribui muito com o trabalho e a luta da categoria no estado. “Nossa entidade estará sempre ao lado de vocês, apoiando as iniciativas e ações que visam melhorar a vida de quem trabalha nos supermercados de Salvador”, enfatizou.

De acordo com o presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo, o SintraSuper tem jogado papel importante no movimento sindical baiano. “Neste momento de reconstrução do Brasil, precisamos de entidades e cada vez mais fortes e dirigentes ainda mais capacitados. Temos certeza que Rosa e a nova diretoria vão contribuir muito com as lutas desenvolvidas pelas centrais sindicais”, afirmou e brincou fazendo todo mundo cantar a música do Olodum, “Rosa”.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) destacou a importância dos sindicatos para garantir avanços no governo Lula. “É muito importante ver mulheres como Rosa assumindo espaços de poder e direção nas entidades, ajudando a luta feminista na sociedade. Nosso trabalho no Congresso Nacional precisa do apoio popular e da classe trabalhadora, através dos seus sindicatos. Com essa diretoria aguerrida, temos certeza de contar com o SintraSuper mobilizando as trabalhadoras e os trabalhadores de supermercados para a luta política”, pontuou.

Os vereadores do PCdoB, Augusto Vasconcelos (presidente do Sindicato dos Bancários) e Hélio Ferreira (presidente do Sindicato dos Rodoviários), ressaltaram que as lutas em Salvador têm contado com a participação dos comerciários. Os parlamentares reafirmaram o compromisso de seus mandatos com o SintraSuper.

Participaram ainda Pedro Marcelino, representando o Secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; Ângela Guimarães, secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial; Jerônimo Júnior, representando o PCdoB de Salvador; e Reginaldo Alves, vice-presidente da CTB Bahia.

Durante o ato, houve homenagem a dirigentes históricos, que construíram as primeiras greves na rede Paes Mendonça, nos anos de 1980. Receberam a placa “A sua história mudou a história do comércio” Reginaldo Oliveira, Renato Ezequiel e Jaelson Dourado (dirigentes do Sindicato dos Comerciários), além de Antônio Sebastião (dirigente do SintraSuper). Ao final, todos curtiram o forró do Trio Nordestino.

As dirigentes e os dirigentes empossados:

PRESIDENTA – Rosa de Souza
VICE-PRESIDENTE – Edvã Galvão
SECRETÁRIO DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO – Anderlei Costa
SECRETÁRIO DE FINANÇAS – Antônio Suzart
SECRETÁRIO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS – Matias Santos
SECRETÁRIO DE CULTURA – Adilson Alves
SECRETÁRIO DE ESPORTE – Fábio Leandro “Badaró”
SECRETÁRIA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA – Josélia Ferreira
SECRETÁRIO DE MOVIMENTOS SOCIAIS – Antônio Rodrigues
SECRETÁRIO DE APOSENTADOS E PREVIDÊNCIA SOCIAL – Evangelista Rios
SECRETÁRIA DE SAÚDE – Carine Dias
SECRETÁRIO DE ASSUNTOS JURÍDICOS – Antônio Sebastião
SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – Taina de Jesus
SECRETÁRIA DE FORMAÇÃO – Dalva Leite
MEMBROS DO CONSELHO FISCAL – Evilasio Lima, Kilson Melo, Erivaldo José e Reginaldo Sá.

Informações: SintraSuper.