SindSaúde Bahia, sindicatos e SOS Planserv entregam Petição sobre o PLANSERV

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde Bahia) e outras entidades, entregarão nesta terça-feira (20), a Petição em Defesa da Manutenção e Estruturação do Planserv, à promotora Rita Tourinho, na sede do Ministério Público, em Nazaré. A petição é um pedido escrito dirigido ao tribunal, com o objetivo de começar um processo de reorganização do plano

O MP também tem o objetivo de “supervisionar, coordenar, monitorar e acompanhar as atividades e as ações”, por isso, os sindicatos protocolam uma Petição, na qual o órgão questione o processo de sucateamento do Plano Planserv.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados em 23 de maio de 2023, alterou a contribuição em 4%, para os servidores (as) que recebem até R$ 10 mil, e em 8% para quem recebe acima desse valor. A contribuição patronal do Estado ao Planserv, que hoje corresponde a 2%, passa a ser 2,5% – ou seja, um aumento de 25%. Mesmo com o incremento, as queixas do péssimo atendimento do plano por todo o Estado não diminuíram só aumentaram chegam ao ponto das entidades se mobilizar para resolver o problema.

“O governo deu com uma mão e tirou com a outra. Este reajuste não reflete o atendimento atual do Planserv, que no interior tem sido insuficiente, as queixas são grandes e o MP precisa defender os servidores, todos nós não estamos conseguindo marcar consultas e nem fazer exames através do plano. Isto tem que mudar, o plano é descontado em folha, não há inadimplência”, acrescentou Ivanilda Brito.

Documento Entregue ao Planserv

O documento apresentado ao MP, também foi entregue ao Planserv durante uma reunião que aconteceu na última segunda-feira (19.06), entre sindicatos e os representantes do movimento SOS Planserv, com a coordenação do Plano de Assistência.
O Movimento SOS Planserv surgiu no WhatsApp, devido as inúmeras reclamações dos usuários do plano que não conseguem acesso aos atendimentos. Atualmente o grupo já tem quase 2 mil participantes.

Informações: Sindsaúde-BA.