CTB presenteia neto do ex-presidente Nelson Mandela, em encontro de parlamentares do Brasil e África do Sul

Parlamentares do Brasil e da África do Sul se reuniram na última sexta-feira (23), na Embaixada da África do Sul, em busca de intercâmbio de experiências, sobretudo em agricultura familiar. A delegação da Assembleia Nacional sul-africana está em visita ao Brasil, chefiada pelo deputado Zwelivelile Mandela, neto do ex-presidente Nelson Mandela. Ele pertence ao Partido Congresso Nacional Africano (ANC) e preside a Comissão de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural do Parlamento. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve no evento, com a vice-presidenta da CTB-DF, Rita de Cássia, que presentou que presentou o parlamentar com um boné da Central.

A CTB foi agraciada com uma honraria do parlamento sul-africano.

A vice-presidenta da CTB-DF, Rita de Cássia, contou que a delegação africana, se interessou pela forma que as famílias rurais se organizavam no Brasil. “A delegação sul-africana queria saber como funcionava a organização das famílias rurais no campo, o que era a CTB, Conaf (Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil), e qual a nossa visão da reforma agrária no Brasil. Para levarem do nosso país, nossas experiencias, tendo em vista, que a reforma é diferente lá, e passa muito pelas questões do Apartheid. Os brancos têm a terra, e os negros compram as terras financiadas pelos bancos, e se não conseguem pagar, o banco, que é gerido por pessoas brancas, tomam essas terras novamente”, disse Rita.

Zwelivelile Mandela manifestou interesse nas políticas públicas de apoio à comercialização dos pequenos agricultores brasileiros. A reunião também contou com as presenças de deputados dos partidos sul-africanos Aliança Democrática (DA) e Combatentes da Liberdade Econômica (EFF).

Produção de orgânicos
Zwelivelile Mandela elogiou a produção orgânica dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil. A fala foi traduzida por um dos assessores da delegação sul-africana. “Em relação ao Movimento dos Sem Terra, o MST, nós ficamos empolgados de ver um vídeo em que eles mostraram os seus produtos orgânicos produzidos e comercializados aqui no Brasil. E acho que também essa é uma lição muito importante para os povos indígenas e comunidades tradicionais da África do Sul”, afirmou.

Zwelivelile Mandela ainda defendeu o fortalecimento da conexão entre os Parlamentos do Brasil e da África do Sul, além da consolidação das parcerias no âmbito do Brics, o bloco que os dois países formam juntamente com Rússia, Índia e China. Informações: Agência Câmara de Notícias