Sinait SP visita a CTB e comemora intenção do governo federal em realizar concurso público para auditores fiscais

Na última sexta-feira (23), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), recebeu visita de Ana Palmira, presidenta do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait-SP) e do vice-presidente, Carlos Fernando. Durante o encontro, houve uma conversa sobre os desafios enfrentados diante do desmonte provocado pelo governo de Bolsonaro e novas expectativas para a valorização e investimento neste setor. Os vice-presidentes da CTB, Rene Vicente e Ubiraci Dantas (Bira), representaram a Central na conversa.

Carlos Fernando compartilhou informações importantes, destacando que São Paulo sediará o encontro dos auditores fiscais, com a presença de 800 profissionais de todo o país, no mês de setembro. Esse evento será uma oportunidade crucial para promover o diálogo e a troca de experiências entre os auditores, visando fortalecer a atuação da categoria na defesa dos direitos trabalhistas.

Durante a conversa, a CTB reforçou a necessidade de fortalecer o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aumentando sua capacidade de fiscalização e aparelhamento, para que os fiscais do trabalho possam exercer suas funções de maneira efetiva. Além disso, foi ressaltada a importância do diálogo constante com as entidades sindicais, buscando uma atuação conjunta em prol dos trabalhadores.

O vice-presidente da CTB, Reve Vicente, comemorou a intenção do governo em realizar um concurso público para os auditores fiscais. “Uma excelente notícia compartilhada pelos presidentes do Sinait-SP foi a intenção do governo federal de contratar, por meio de concurso público, mais 900 auditores fiscais. Consideramos esse avanço de extrema importância para fortalecer a fiscalização trabalhista e garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores em todo o país”, disse Rene.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a relevância de manter o Conselho Nacional do Trabalho (CONATRAE) sob o controle do MTE. Essa medida é fundamental para assegurar que as decisões e diretrizes relacionadas às questões trabalhistas sejam tomadas com base no conhecimento técnico e na defesa dos interesses dos trabalhadores.