Sindquímicos de Barcarena celebra 25 anos de luta em defesa da categoria e da classe trabalhadora

Conforme lembra seu presidente, Marcos Lobato, o Sindicato dos Químicos de Barcarena (Sindquímicos) foi fundado no dia 26 de junho de 1998 “com a missão de organizar a luta pela valorização da classe trabalhadora”.

Nesses 25 anos enfrentou “vários desafios, lutando contra a poderosa Vale do Rio doce e Agora com a Hydro para garantir umas das melhores cartas de benefícios do Brasil conquistados pela categoria dos Químicos”

Lobato observa que, após as reformas trabalhista e previdenciária, “tivemos a crescente precarização do mercado de trabalho com a terceirização ilimitada e a flexibilização de leis trabalhistas”. Isto fez com que os dirigentes do Sindquimicos atuassem além da própria base com o objetivo de influenciar no cenário político.

“Trabalhamos em parceria com o deputado federal Airton Faleiro, aliado de lula que preside a Comissão de Emprego e Renda na Câmara dos Deputados, a fim de buscar mecanismos que reduzam o impacto negativo da reforma trabalhista, que hoje vem afetando vários trabalhadores do polo industrial do Município de Barcarena”, esclareceu o presidente do Sindquímicos.

Visão classista

Para o Gilvandro Santa Brigida, diretor financeiro e sócio fundador da entidade, a missão do sindicato “é organizar a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores Químicos em Barcarena sem abandonar a visão classista, pois não se isola das lutas coletivas de caráter local, regional e até internacional já que é filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O Sindicato dos Químicos de Barcarena é um patrimônio da classe trabalhadora, e como tal deve ser cuidado e fortalecido para que jamais abandone seu viés classista e a luta intransigente pela defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.”

Mensagem da CTB-PA

O presidente da CTB Pará, Cleber Rezende, enviou ao nosso portal a seguinte mensagem parabenizando o aniversário da entidade:

“Para a CTB-Pará ter o Sindquímicos filiado e seus dirigentes compondo a direção da Central no Pará é muito significante e, nesses 25 anos, esse Sindicato teve uma atuação protagonista na defesa intransigente dos químicos e da classe trabalhadora em Barcarena e região. Podemos citar a ação do Sindquímicos, em 2018, pelo fim do embargo judicial das atividades da Hydro, enquanto defesa dos empregos, da produção e do desenvolvimento local e regional e do meio ambiente, evitando que os trabalhadores ´pagassem a conta´, pelas responsabilidades e obrigações da empresa norueguesa Hydro Alunorte na planta industrial de Barcarena, no Pará. Parabéns Sindquímicos.”

Foto: Sindquímicos, manifestação contra as demissões em 2018