CTB prestigia comemorações pelos 71 anos do BNDES, no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (20), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), marcou presença nas comemorações dos 71 anos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu diversas personalidades e especialistas para discutir o papel transformador do BNDES na sociedade e na economia. A presença da CTB foi garantida pelo secretário Adjunto de Relações Internacionais, Carlos Augusto Müller, que também exerce a presidência do Sindmar (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) e da Conttmaf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos).

O encontro também contou com a participação de representantes do banco, entre eles o presidente Aloizio Mercadante, além de conselheiros, cientistas, economistas, representantes de associações e das centrais sindicais.


Durante o evento, foram realizados dois painéis de debates, nos quais foram abordados temas relevantes para o desenvolvimento do país. Entre os assuntos discutidos estavam a transição energética, o desenvolvimento nacional e a estratégia de desenvolvimento do Brasil. Os debates promoveram reflexões sobre as diretrizes do BNDES e a sua atuação como agente impulsionador da economia, buscando soluções para desafios contemporâneos.

Carlos Muller, secretário Adjunto de Relações Internacionais da CTB, ressaltou a importância do BNDES na economia brasileira. “O BNDES tem papel fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico e social em nosso país. Em seus 71 anos de existência possibilitou ao Brasil contar com importante incentivo para a indústria nacional, geração de empregos, capacitação de profissionais e cientistas. Esperamos que o BNDES siga tendo papel de destaque para que o Brasil possa nos próximos anos conduzir uma transição justa para os trabalhadores e alcançar uma economia descarbonizada, mais verde e sustentável, sem deixar ninguém para trás”, disse o secretário.

Com a participação da CTB e de outras entidades, o evento possibilitou a troca de ideias e a construção de propostas que visam aprimorar a atuação do BNDES, impulsionando a economia brasileira de forma sustentável e inclusiva. A presença de representantes sindicais reforça a importância da articulação entre os trabalhadores e as instituições financeiras para a construção de um modelo de desenvolvimento que contemple as demandas da sociedade como um todo.