Plenária dos servidores públicos municipais de São Paulo, reforça luta pela negociação coletiva e valorização do serviço público

Nesta sexta-feira (07), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de São Paulo (CTB-SP), realizou a “Plenária dos Servidores Públicos”, um encontro com os principais sindicatos de servidores públicos municipais do estado de São Paulo filiados a CTB, o debate foi sobre a convenção 151 da OIT e o direito a negociação coletiva pelos servidores públicos. O presidente da CTB, Adilson Araújo, juntamente com Renê Vicente, presidente da CTB-SP,  João Paulo Ribeiro (JP), secretário dos Servidores Públicos e Trabalhadores Públicos da CTB, Aires Ribeiro, presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fespmesp), Jacira Campello, vice-presidente da CTB, Ana Paula Pereira, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), palestraram no evento.

O presidente da CTB, Adilson Araújo ressaltou a importância de debater as questões do serviço público. “A questão da organização e fortalecimento da estrutura sindical, acerca da necessidade de fazer valer o debate da universalização do serviço público, ganha centralidade no novo projeto nacional de desenvolvimento, tem grande relevância para o conjunto da classe trabalhadora brasileira. É fundamental compreender que as insuficiências do estado, a partir de uma máxima, que tentou impor a falsa ideia de que o custo da constituição não cabe no orçamento da União, reivindica com que a gente possa mobilizar cada vez mais, fortalecer nossa unidade, fortalecer laços de solidariedade, para que a gente possa vocacionar a pauta em defesa do interesse do nosso povo”, disse Adilson.

Rene Vicente, destacou a importância da plenária com os servidores públicos municipais. “Esse encontro dos servidores municipais filiados à CTB-SP, teve uma participação expressiva da base da categoria, e apontou como eixo principal a luta pelo reconhecimento da convenção 151 da OIT. Para que os servidores e servidoras tenham direito a negociação coletiva, essa é a luta maior nesse momento de reconstrução dos direitos no país, depois de um grande tempo de ataques que a classe trabalhadora sofreu. Nosso maior intuito é a reconquista os direitos e ganhar poder de negociação por parte dos servidores e servidoras públicas”, disse o presidente da CTB-SP.

Encaminhamentos da plenária

Além do debate em defesa dos servidores públicos municipais, a plenária teve encaminhamentos para a categoria. “Os principais encaminhamentos, foram esclarecer como está o andamento da negociação coletiva, que está em curso com a implantação da convenção 151 da OIT, começar uma nova etapa da CTB-SP organizando os sindicatos municipais, estaduais e até mesmo federais, para que esse segmento que é importante para a sociedade e provou durante a pandemia, ganhe força. Os trabalhadores do serviço público são essenciais para a população, principalmente nesse novo patamar desenvolvimentista do governo Lula”, disse João Paulo (JP). “É um fortalecimento do serviço público e dos servidores e servidoras públicas, e que ficou encaminhado a continuidade dessas reuniões e debates com relação a nossas lutas e a nível federal, como a negociação coletiva, o financiamento do movimento sindical e a melhoraria das estruturas do serviço público”, completou Ana Paula.

“A  nossa intenção é trabalhar em unidade, para organizar as lutas da categoria com mais força, fazendo isso, a CTB cresce e a classe trabalhadora também. Nós conseguimos ter um consenso que possa ajudar a CTB nessa construção. Queremos avançar com as políticas nesse novo governo. Outro ponto importante, é a gente se organizar junto a uma federação”, finalizou Jacira.