Plenária dos Comitês Populares debate redução da taxa de juros e luta contra privatização da Sabesp em São Paulo

Na última sexta-feira (14), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), marcou presença no galpão do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), para participar de um importante evento: a Plenária estadual dos articuladores dos comitês populares no estado de São Paulo. O encontro reuniu representantes de diferentes comitês populares, foi um espaço de diálogo e troca de experiências, onde os participantes puderam discutir os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais e urbanos no estado de São Paulo.

Redução da taxa de juros

Dentre os temas em debate no encontro, estava a proposta para redução da taxa de juros (Selic).

“A nossa proposta é que todas as organizações presentes tomem iniciativa promova uma mobilização popular nos dias 28, 29 e 30 de julho, que é o mutirão dos comitês populares, que tem como foco a proposta para a redução da taxa de juros, para que o Brasil volte a crescer, invista em saúde, emprego, saúde e a vida da população brasileira melhore”, disse Carlos Rogério, secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer.

Privatização da Sabesp

 A direção do Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo (Sintaema), apresentou balanço da luta do Sindicato em defesa da Sabesp, detalhou quem ganha com o projeto privatista de Tarcísio de Freitas e reafirmou que a defesa da Sabesp é uma bandeira de toda a população de São Paulo.

“A Sabesp não deve ser privatizada e ninguém tem dúvida do quanto é importante ter acesso a água, ao tratamento de esgoto e ao saneamento básico como um bem público. A Sabesp é uma das últimas empresas públicas que ainda existe no estado de São Paulo é a maior empresa pública de saneamento das Américas e a terceira maior do mundo consegue atender 97 % população de São Paulo com água potável e 94% com tratamento de esgoto.  Tarcísio quer destruir a maior empresa de saneamento da América Latina para agradar seus amigos, financiadores e agentes do sistema financeiro, o plano dele é montar um projeto de lei até o final do ano e fazer um leilão da Sabesp no começo do ano que vem, porque ele sabe que nós da esquerda aqui no estado de São Paulo estamos se organizando para tomar algumas prefeituras que são da direita e a favor da privatização”, disse Anderson Guahy, diretor de Imprensa e Comunicação da CTB e do Sintaema.