CTB-DF e UBM-DF unem forças na eleição ao Conselho dos Direitos das Mulheres do Distrito Federal

A Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil no Distrito Federal (CTB-DF), parabeniza a União Brasileira de Mulheres (UBM-DF), pela conquista na busca na luta pela igualdade de gênero e contra o fascismo. A eleição da UBM-DF para o Conselho dos Direitos das Mulheres no Distrito Federal (CDM-DF) representa um marco significativo na consolidação da frente ampla e na organização social em prol dos direitos das mulheres.

A CTB, reconhecida por sua atuação na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, tem procurado desempenhar um papel fundamental na articulação dos movimentos sociais e na promoção da justiça social. No DF, a CTB é parceira da UBM na luta contra o fascismo e pela igualdade de gênero, pauta intrinsecamente ligada à defesa dos direitos humanos.

Apesar do jogo difícil e da alta concorrência, dentre 35 entidades habilitadas para a disputa da representação ao Conselho dos Direitos das Mulheres no Distrito Federal (CDM-DF), a UBM-DF está entre as 12 primeiras entidades mais votadas, logrando êxito na composição para nova gestão do CDM-DF e retorna a participar do órgão, contribuindo, desse modo, para que as políticas para as mulheres de fato cheguem a todas e possam mudar a vida das mulheres do DF em cada cidade, setor e bairro.

Trata-se de uma vitória importante e o apoio de entidades como o Fórum de Mulheres do Mercosul e a Escola de Samba Acadêmicos do Riacho Fundo II foram fundamentais. A articulação da CTB-DF com forças e entidades para além do campo de ação da UBM-DF constitui a contribuição desta central ao arregimentar votos do Conselho Regional de Economia – CORECON-DF, o SINDSASC – Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do GDF e o SINDLEGIS – Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União, na qual agradecemos enormemente.

Nesse sentido, a eleição da UBMDF para o CDM-DF não se restringiu apenas à representação das mulheres, mas sim à construção de uma frente ampla, que busca ir além das bases da Federação Brasil da Esperança e a união entre a CTB-DF e a UBM-DF, o que demonstra a importância da colaboração entre diferentes movimentos sociais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A eleição da UBM para esse conselho é um passo intervenção política no Distrito Federal. A CTB-DF, com isso, fortalece a voz das trabalhadoras na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, democrática e soberana para todas as pessoas.

A CTB-DF reafirma seu compromisso em continuar trabalhando em conjunto com e a UBM-DF, buscando sempre a inclusão, a representatividade e a garantia dos direitos das mulheres. Nesse momento desafiador, é necessário fortalecer os laços entre os movimentos sociais e resistir aos retrocessos, construindo um futuro mais justo e equitativo para todas, todos e todes.