CTB participa do 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho da Juventude Trabalhadora da FSM, no México

Nesta quarta-feira (26), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente no 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho da Juventude Trabalhadora da Federação Sindical Mundial (FSM), realizado no México. Nesse 26 de julho, é a data em que o assalto ao Quartel Moncada, pelos jovens revolucionários Cubanos completa 70 anos, portanto o ato de abertura do evento foi em solidariedade a esse acontecimento. A CTB está representada pelo secretário de Comunicação e Imprensa, Anderson Guahy e por Rodrigo de Oliveira Callais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado (SINTRAHG) e Secretário de Juventude da CTB-RS.

“Delegações do Caribe e de toda América-Latina estão presentes no encontro da FSM, para prestar solidariedade ao povo e a revolução cubana, e contra o bloqueio criminoso dos Estados Unidos a Cuba. Fomos até a embaixada estadunidense no México para fazer um ato e depois seguimos caminhada pela cidade do México. Para nós representantes cetebistas, é essencial que a unidade do povo latino-americano do Caribe se fortaleça. Cuba é um grande exemplo de humanidade que o nosso povo latino-americano tem, então estamos juntos na luta”, disse Anderson

“Para nós da CTB, estar aqui na Cidade do México participando desse importante encontro da juventude nessa data tão simbólica, e iniciar o nosso evento com essa atividade tão importante que reuniu centenas de trabalhadores, condenando esse bloqueio e levando essa solidariedade da CTB, aos nossos irmãos cubanos é muito importante”, completou Rodrigo.

O 26 de Julho e o Quartel Moncada

O 26 de Julho marca um momento crucial na história de Cuba, quando os revolucionários liderados por Fidel Castro e seus seguidores realizaram o assalto ao Quartel Moncada em 1953, buscando derrubar a ditadura de Fulgencio Batista. Embora o ataque tenha sido militarmente derrotado, foi o início de uma jornada que eventualmente culminou na vitória da Revolução Cubana em 1959. Esse acontecimento histórico tornou-se um símbolo de resistência e determinação do povo cubano em sua luta por justiça social, soberania e independência, moldando o curso do país nas décadas seguintes.

O encontro vai até a quinta-feira (27) e irá definir um processo de lutas e encaminhamentos contra os retrocessos na América Latina.