Sinticomba apoia paralisação dos trabalhadores da Manserv, em Barcarena-PA

Nesta quinta-feira (03), trabalhadores da Manserv, fizeram uma paralisação em Barcarena-PA, contra as práticas feitas pela empresa. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Barcarena e Abaetetuba (Sinticomba), que desempenha um papel crucial na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, saiu em defesa dos trabalhadores.

A Paralisação e as questões em debate

A paralisação dos trabalhadores da Manserv não foi planejada, mas sim uma resposta à situação trabalhista que enfrentavam. A empresa Manserv, que atua na área industrial, estava associada a um sindicato de Belém voltado para serviços de limpeza predial, que não representava adequadamente os interesses dos trabalhadores da área industrial. Além disso, surgiram alegações de desvio de função, em que funcionários eram obrigados a executar tarefas fora de suas especialidades, como ajudantes realizando trabalhos de mecânica.

Práticas questionáveis da empresa

Um dos pontos de controvérsia é a forma como a Manserv conduz os descontos dos contracheques dos trabalhadores. Os empregados relataram que valores significativos, como 200-330 reais para o plano de saúde e 50 reais para o transporte, eram descontados, muitas vezes sem transparência adequada. Além disso, a empresa foi acusada de coagir os trabalhadores que se manifestassem por melhores condições ou se associassem a outros sindicatos. A situação se agravou quando a empresa demitiu abruptamente oito funcionários logo após saber que estes estavam se filiando ao Sinticomba.

“O Sinticomba começou a filiar os trabalhadores que querem ser representados por nós. A Manserv quando soube que havia trabalhadores se filiando ao Sinticomba, demitiu oitofuncionários no intervalo de dois dias. Então os trabalhadores que começaram a se associar, se revoltaram com a atitude da empresa e nos chamaram para apoiar a paralisação deles, que duraram dois dias. A Manserv não se manifestou para conversar, alegou que está com outro sindicato e que o Sinticomba não os representava” disse Roberto Feitosa, presidente do Sinticomba.