CTB participa da abertura do XIX Confup

O congresso reforçou a importância da aliança classista para derrotar o fascismo

 A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou da abertura do XIX Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros (Confup), que teve início nesta quinta-feira (03), com a eleição da nova diretoria da entidade e a recondução de Deyvid Bacelar à Coordenação-Geral. A Central compõe a diretoria e está sendo representada pelo secretário-geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (SINDIPETRO-RN), Pedro Lúcio Góis.

O presidente da CTB, fez análises de conjuntura e apontou a importância estratégica da aliança entre os diversos setores da esquerda para avançar na pauta da classe trabalhadora em um governo de ampla coalisão, que está sob intensa disputa política. “O desafio da luta política é fazer da política a verdadeira arte da guerra, e nós sabemos que pra atravessar as dificuldades desse Congresso que chantageia nosso governo, temos que ter a capacidade de mobilizar muita gente, ganhar mentes e corações” – disse Adilson Araújo.

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, enfatizou que, apesar do apoio à eleição de Lula e do compromisso da classe trabalhadora organizada em defesa de um governo popular e democrático, “sindicato é sindicato, partido é partido e governo é governo”. “Esse é um governo de ampla coalisão, com 16 partidos aliados de diferentes matizes políticas, com a direita e o centro disputando o tempo inteiro as nossas pautas. Portanto, cabe ao movimento sindical organizar a classe trabalhadora com sabedoria para dar suporte e ao mesmo tempo pressionar o governo, aliando mobilização e diálogo, sem perder de vista que o nosso maior enfrentamento é contra o fascismo”, afirmou Deyvid.

O congresso vai até domingo (06), confira a programação!

05/08 – Sábado

08h às 09h – Café da Manhã

09h às 10h – Mesa 5: “Lawfare como ferramenta política”, com participação dos ex-dirigentes do PT, Delúbio Soares e João Vaccari Neto

10h às 12h – Mesa 6: “Propostas da FUP para os entraves do ACT”, com participação do coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, e de assessorias (Dieese e Jurídico)

12h às 13h – Almoço

13h às 18h30 – Grupos de Trabalho

GT 1 – AMS e Petros

GT 2 – Regimes; Planos de Cargo e Remuneração

GT 3 – Petrobrás para o Brasil; política de preços e conteúdo local e transição energética;

GT 4 – Saúde, Meio Ambiente e Segurança; Anistia; Efetivo e Relações sindicais

GT 5 – Setor Privado e Terceirizados

19h – Jantar Cultural

06/08 – Domingo

08h às 09h – Café da Manhã

09h às 11h30 – Plenária de Encerramento

11h30 às 13h – Almoço

Informações: Fup