CTB promove sala virtual de debates para trazer informações sobre a implementação do Piso da Enfermagem

No dia 09 de agosto, às 19h, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com o intuito de discutir uma das pautas mais relevantes para a categoria, realizará uma sala virtual de debates sobre o piso salarial da enfermagem, tendo como convidados Valdirlei Castagna, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), Alice Portugal, deputada federal, Shirley Morales, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Sergipe (SEESE), Antônia Trindade, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa) e Martha Brandão, presidenta do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde Ceará).

Os profissionais da enfermagem, que incluem enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, desempenham um papel crucial na assistência à saúde, seja em hospitais, clínicas, unidades de saúde básica ou em outras instituições. No entanto, a remuneração desses profissionais varia significativamente entre diferentes estados e instituições de saúde no Brasil. No entanto, a implementação de um piso salarial nacional para a enfermagem enfrenta desafios complexos.

“A live tem como objetivo levar esclarecimento a categoria sobre o andamento do piso salarial da enfermagem e falar em que situação estamos. Temos algumas questões referentes ao executivo, com a portaria do ministério da Saúde que irá definir o repasse dos recursos para os entes subnacionais (estados e municípios) e para as filantrópicas e privadas. Então vamos informar a categoria como está essa situação, e ao nosso ver está atrasado, já que havíamos cobrado o ministério da Saúde por agilidade nos recursos”, disse Valdirlei Castagna.

Os debates em torno de um piso salarial nacional para a enfermagem estão relacionados ao desejo de estabelecer um valor mínimo de remuneração para esses profissionais, a fim de garantir condições dignas de trabalho e valorização da sua importância para a saúde pública. O estabelecimento de um piso salarial irá melhorar as condições de trabalho e valorização dos profissionais da categoria.

Inscreva-se antecipadamente para esta reunião:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwpf-2rrD0uHdXF4_ROgGKi4IdC3ajh5djf

Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião.