Fórum das Centrais Sindicais reúne secretários de Relações Internacionais

Nesta quinta-feira (10), os Secretários de Relações Internacionais (SRIs) de seis centrais sindicais brasileiras se reuniram na sede da Força Sindical, em São Paulo, para discutir diversos assuntos de relevância internacional para o movimento sindical brasileiro. A reunião contou com a presença de representantes das centrais: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única do Trabalhador (CUT), Força Sindical, União Geral de Trabalhadores (UGT), Nova Central e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Confira na íntegra as pautas da reunião:

1. Balanço da 111ª Conferência da OIT: Foi relatado que a conferência não trouxe novidades significativas. Houve algumas polêmicas, como a escolha do Catar para presidir a conferência, um país sem tradição sindical, e a denúncia da Bielorrússia por práticas antissindicais. Além disso, foi mencionado um tópico em andamento sobre transição energética, que ainda precisa amadurecer.
  2. Congresso CSPLP: Informações sobre o Congresso em andamento em Cabo Verde foram compartilhadas. As centrais sindicais brasileiras devem efetuar o pagamento de uma anuidade no valor de dois mil euros, com a anistia de dívidas antigas.
  3. Fórum BRICS Sindical: Foi anunciada a realização do Fórum em Durban, África do Sul, nos dias 26 e 27 de setembro. Cada central sindical brasileira tem a possibilidade de enviar dois representantes, com viagem programada para o dia 25 de setembro e retorno no dia 29. A definição dos nomes dos representantes deve ocorrer até o dia 15 de agosto. Os gastos com hospedagem e alimentação serão cobertos pelos anfitriões.
  4. G20 e L20/2024: Foi abordado o papel do G20 como um fórum de cooperação econômica, composto por 19 países mais a União Europeia. O movimento sindical também tem representação, conhecida como L20 (Labour 20), que se reúne paralelamente ao G20. A próxima atividade está programada para 20 de julho de 2024, e uma reunião virtual de organização será realizada nos dias 4 e 5 de setembro. A CUT ficará encarregada de elaborar uma memória do L20, incluindo agenda e participantes, para compartilhar com todas as centrais.
  5. Diálogos Amazônicos: Foi discutida a criação de um fórum das centrais sindicais dos nove países que compõem o Fórum Amazônico. A agenda desse fórum deverá abordar questões relacionadas à região amazônica e suas interações com os trabalhadores.