Marcha das Margaridas começa nesta terça-feira (15), em Brasília

Nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), Brasília irá receber a maior ação política de mulheres da América Latina: a 7ª Marcha das Margaridas. A expectativa é que mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades irão até a capital federal para o evento cujo tema deste ano: “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. Delegações da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), de todo país, já se preparam para ir ao encontro.

A abertura oficial da Marcha das Margaridas está agendada para terça-feira, às 17h, no Pavilhão do Parque da Cidade. O evento contará com a participação de convidados e figuras de destaque, como Geraldo Alckmin, vice-presidente do país, ministros do governo e autoridades. No entanto, as atividades terão início pela manhã, apresentando sessões plenárias, oficinas e painéis temáticos. Às 9h, o Senado Federal conduzirá uma sessão especial para homenagear as Margaridas. Além disso, haverá uma exposição de artesanato e produtos provenientes da agricultura familiar.

Ato na Esplanada

Na quarta-feira (16), a Marcha das Margaridas irá dominar as ruas de Brasília a partir das 7h. Esse constitui o ponto alto do encontro, realizado quadrienalmente.

As Margaridas realizarão uma jornada de seis quilômetros pela Esplanada dos Ministérios, culminando no Palácio do Congresso Nacional para a celebração final, na qual o presidente Lula estará presente.

Confira aqui a programação da Marcha das Margaridas!

História

Desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas tem sido um evento anual, ocorrendo pontualmente no mês de agosto. Essa iniciativa constitui uma reverência à destacada líder sindical Margarida Alves, que foi assassinada há 40 anos na cidade de Alagoa Grande, localizada no estado da Paraíba. A marcha se estabeleceu como um tributo contínuo, buscando não apenas preservar a memória de Margarida Alves, mas também reforçar os princípios pelos quais ela lutou incansavelmente.

Com informações: Agência Brasil.