Dieese: 89% das negociações coletivas resultam em aumento real dos salários

Diferentemente do que ocorreu durante o governo Bolsonaro, o cenário das negociações coletivas sob o governo Lula é bem mais sorridente e favorável aos interesses da classe trabalhadora. De acordo com estudo do Dieese as categorias com data-base em julho têm apresentado bons resultados nas negociações dos reajustes salariais desse ano.

De 165 categorias analisadas até 10 de agosto, 89,1% conquistaram ganhos reais de salários e 10,3% obtiveram reajustes iguais à inflação dos últimos 12 meses. Apenas uma negociação (0,6%) foi concluída com reajuste abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPCIBGE), usado como parâmetro nas análises.
O quadro de julho é parecido com o observado nas duas datas-bases anteriores. Chama atenção o contraste com o desempenho de julho de 2022, quando o percentual de negociações com reajustes abaixo da inflação foi de 66,5%.
Fonte: Dieese