SINTECT-RJ: Trabalhadores dos Correios rejeitam proposta e declaram estado de greve em Assembleia histórica

O Sindicato dos Metalúrgicos em Benfica, no Rio de Janeiro, tornou-se o epicentro da luta e dos trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro na noite desta terça-feira (22), quando uma assembleia repleta de participantes expressou unidade e disposição incansável para enfrentar desafios. A reunião foi convocada para avaliar a proposta da empresa em relação às cláusulas econômicas da campanha salarial 2023/2024. Orientada pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), a categoria demonstrou uma resposta inequívoca ao rejeitar por unanimidade a proposta que previa, entre outras coisas, um reajuste abaixo da inflação.

Unidos na Rejeição: Proposta da empresa é recusada e estado de greve é declarado

A proposta da empresa foi rejeitada por todos os presentes, culminando na declaração do estado de greve. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos (SINTECT-RJ), Marcos Sant’Aguida, enfatizou a força da categoria, declarando: “A categoria está unificada com uma votação unânime que representou bem o sentimento dos nossos trabalhadores, o clima é de luta. A Assembleia lotada mostrou que os trabalhadores estão dispostos a irem à luta para garantir o retorno dos seus direitos perdidos durante a gestão de Bolsonaro nos Correios”, disse Marcos.

Homenagem e solidariedade

Além de lutar por reajustes salariais com ganhos reais, os trabalhadores também estão focados em outros aspectos essenciais. A realização imediata de concursos e melhorias no plano de saúde estão entre as principais demandas. Marcos Sant’Aguida destacou que essas questões refletem as preocupações reais da categoria: “Os principais pontos além do reajuste com ganho real são a realização imediata de concurso, como também a melhoria do plano de saúde”, enfatizou o presidente.

A assembleia não apenas representou uma plataforma de decisões cruciais, mas também se transformou em um espaço de solidariedade e respeito. Durante o evento, uma homenagem emocionante foi prestada à líder quilombola Bernadete Pacífico, que foi tragicamente assassinada em 17 de agosto. A secretária geral do SINTECT-RJ, Rose Leodoro, solicitou um minuto de silêncio em memória de Bernadete Pacífico, também conhecida como Mãe Bernardete. Rose aproveitou a oportunidade para realçar a importância do avanço na proposta de melhoria do plano de saúde, enfatizando que isso seria benéfico para a maioria dos trabalhadores da categoria, além de garantir um avanço real nos salários.  “Reitero a proposta de vários companheiros que destacaram a importância de avanços na proposta do plano de saúde. Esse é um dos maiores gargalos para a categoria nesse momento,” destacou Rose.

Determinação estratégica: Rejeição da proposta e estado de greve momo medidas de pressão

Marcos Sant’Aguida reiterou que a rejeição da proposta e a adoção do estado de greve são ações estratégicas para reiniciar as negociações com a empresa. Ele esclareceu que a greve não é uma ação precipitada, mas sim uma última medida quando todas as opções de negociação foram esgotadas devido à intransigência dos empregadores. “O SINTECT-RJ não faz greve pela greve. Este é o nosso último recurso, quando não há mais condições de avançar diante da intransigência dos patrões. Nós lutamos para que tenhamos um desfecho positivo das negociações. Caso contrário, o SINTECT-RJ e os trabalhadores do Rio de Janeiro estão mobilizados para a greve,” concluiu o presidente.

Informações: SINTECT-RJ.