CTB participa de ato contra a violência policial e por justiça a mãe Bernadete

Nesta quinta-feira (25), Nivaldo Santana, secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou de ato organizado por movimentos negros, no Museu de Arte (MASP), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra a violência policial e do Estado. Os manifestantes também pedem justiça para Bernadete Pacífico, mãe Bernadete, líder de quilombo que foi assassinada na última quinta-feira (17) na Bahia.

A concentração da Jornada dos Movimentos Negros Contra a Violência Policial começou por volta das 18h em SP. Os manifestantes seguiram em direção à Praça do Ciclista.
Bernadete, conhecida como Mãe Bernadete, desempenhava um papel de liderança entre os quilombolas e ocupava a posição de coordenadora na Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). No dia 17 passado, aos 72 anos, ocorreu o trágico evento de seu falecimento por homicídio em sua própria residência.

Há seis anos, o filho de Bernadete, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, cujo apelido era Binho do Quilombo, sofreu a mesma sorte de ser assassinado. Ele exercia a liderança na comunidade Pitanga dos Palmares.