Feira de Trabalho, emprego e renda da Universidade do Estado da Bahia aborda juventudes e perspectivas profissionais

Na manhã desta quarta-feira (30), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), promoveram a 2ª Feira de Trabalho, Emprego e Renda da universidade. Com o tema “Juventudes: realidades e perspectivas”, a atividade aconteceu de forma híbrida: presencial no Campus II, em Alagoinhas, e pela plataforma Microsoft Teams.

Segundo a UNEB, o evento é voltado para estudantes dos cursos de graduação e busca fortalecer a conexão entre a universidade e as empresas. E contribui para a formação e preparação profissional dos participantes, visando o mercado de trabalho. Na programação, os participantes tiveram oficinas de carreira; palestras focadas em orientação profissional; orientações para o aprimoramento dos estudos; e informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e os processos seletivos.

A professora e dirigente da APLB-Sindicato, Déborah Irineu, palestrou em nome da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Jovem). “A Feira foi uma oportunidade de dialogar sobre a juventude e o mundo do trabalho. De refletir sobre os impactos da flexibilização nas relações de trabalho e a consequente ‘uberização’. Além de ressaltar a importância da organização da juventude trabalhadora e sua participação ativa no movimento sindical para avançarmos em melhores condições de trabalho para nossos jovens do Brasil”, afirmou.

Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, “é muito importante essa interação entre as universidades, especialmente as públicas, com o Estado e o setor privado para ampliar o acesso dos futuros profissionais ao mercado de trabalho”.

Informações: CTB-BA.