CTB-PA reúne com a representante do Ministério da Cultura para articular o 4º Conselho Nacional da Central

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizará o 4º Conselho e um seminário nacional, com representação de todos os estados brasileiro, com o tema: “Desafios e Perspectivas da Amazônia para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável no contexto da COP 30”, em Belém do Pará, nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2023, no auditório do centro de convenções e eventos Benedito Nunes – UFPA. Por conta disso, o presidente da CTB-PA, Cléber Rezende, se reuniu com a Telma Saraiva, representante do Ministério da Cultura, para articular os eventos.

“O Ministério da Cultura está aqui para contribuirmos ao máximo com os debates e manifestações culturais”, disse Telma.

“Estamos aqui dialogando com a Telma Saraiva, sobre a realização do Seminário Nacional que debate as perspectivas do papel da Amazônia no desenvolvimento nacional sustentavel, dentro do contexto da COP-30, relacionados aos empregos verdes e oportunidades para o povo paraense e isso inlcui o papel da cultura paraense”, disse Cléber Rezende.

O Conselho e o seminário levam em consideração o anúncio da ONU de escolha de Belém-PA como sede da COP-30, uma conquista importante para o Brasil, para a Amazônia, para o Pará e para Belém. O evento é um momento importante de reunir lideranças sindicais, acadêmicas, autoridades e personalidades do Brasil e do Mundo, para discutir o desenvolvimento sustentável e solidário, as mudanças climáticas e o meio-ambiente na Amazônia, e as políticas públicas voltada para geração de empregos verdes, garantindo a voz da classe trabalhadora na perspectiva de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, com as características e potencialidades da Amazônia, sua cultura e seus povos.

A realização do seminário, em Belém, tem a perspectiva de elaborar e apresentar propostas da classe trabalhadora e da academia para o debate na COP 30, assim como fortalecer as iniciativas governamentais e não-governamentais nesse sentido.

O evento encerrará com uma passeata cortejo em defesa da Amazônia, do Desenvolvimento Sustentável e dos povos amazônicos.