CTB nos 60 anos da Fetag

Depois de um café da manhã na sede, com o governador Jerônimo Rodrigues, a Fetag-BA foi homenageada na Assembleia Legislativa da Bahia com uma audiência especial, proposta pelo deputado estadual Bobô (PCdoB) e reforçada pelos colegas de partido Olívia Santana, Fabrício Falcão e Zó.

Na abertura, Bobô falou do orgulho de ser parceiro da Federação e de muitas entidades de trabalhadores rurais. “Conheci mais a Bahia e a importância da agricultura familiar andando com os dirigentes da FETAG e os sindicatos. Vejo como é respeitada nos municípios. Contem com o nosso mandato e com a Assembleia Legislativa por mais políticas públicas para melhorar a vida no campo e fortalecer a agricultura familiar, entre outras bandeiras de luta. Vida longa a FETAG, pois nossa sociedade precisa de vocês”, disse.

O presidente da FETAG, João da Cruz, ressaltou que a presença de autoridades e representantes dos bancos públicos é o reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Avançamos muito na organização e conquistamos muitas vitórias para o homem e a mulher do campo. Conseguimos levar para os municípios os principais projetos dos governos estadual e federal. Hoje, nossa diretoria é paritária, com 50% de homens e 50% de mulheres. Seguimos firmes em defesa das nossas bandeiras, como a agricultura familiar, infraestrutura rural, crédito agrícola, tecnologia, previdência. Estamos prontos para os novos desafios”, enfatizou.

Segundo a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, a FETAG tem jogado papel importante nessas seis décadas, “Essa gloriosa entidade orgulha o movimento sindical baiano. Está sempre mobilizando os sindicatos para as lutas do nosso povo. É uma organização necessária para quem vive na área rural. A CTB está firme com vocês para construirmos uma sociedade mais justa e humana. Parabéns a todas e todos que constroem a FETAG”, afirmou e nominou todos os dirigentes da Federação que são da direção da Central.

As dirigentes Renilda Santos (secretária da Mulher) e Vânia Marques (vice-presidenta e secretária de Política Agrícola da Contag) ressaltaram o espaço que as mulheres conquistaram nos sindicatos e na Federação. “A FETAG representa luta, coragem e empoderamento do homem e da mulher do campo”, disse Renilda. “Celebrar 60 anos é reviver nossas memórias. Nós somos a FETAG e sua bela história de luta por uma vida melhor”, completou Vânia.

COMPROMISSO COM O CAMPO

Os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, e o deputado estadual Fabrício Falcão reforçaram o papel importante da FETAG nas lutas sociais e reafirmaram o compromisso dos seus mandatos com as demandas da entidade e seus sindicatos filiados.

Davidson Magalhães (titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Ângela Guimarães (titular da Secretaria de Promoção da Igualdade) parabenizaram a Federação e colocaram as secretarias abertas para manter e firmar novas parcerias em torno dos projetos existentes. Da mesma forma, se posicionaram Gilmar Bonfim (da CAR e que representou o governo), e Adriano Costa (chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural). Representantes dos bancos públicos, Sâmio Cássio (Caixa), Thiago Montero (Banco do Brasil) e Renato Costa (Banco do Nordeste do Brasil) destacaram a importância da FETAG em ajudar a aplicar e distribuir os recursos dos projetos implementados pelas instituições.
Informações: CTB-BA