“Toda Vida Importa”: Sindicatos na Bahia unem-se pela prevenção ao suicídio

Dia 1º de setembro começou a Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. Esse ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Diversas ações estão sendo desenvolvidas pelo Brasil pelos sindicatos, preocupados suas categorias e o alto índice de estresse e preocupação no trabalho.

Por isso, lançaram uma campanha entidades filiadas à Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (Portal do Sertão): SindBancários, APLB/Feira, Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Sindicato dos Borracheiros da Bahia, Fórum dos Técnicos UEBA e o Sindsaúde Bahia.

Com o tema “Toda Vida Importa”, um outdoor está na entrada da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em frente à BR-324, sentido Serrinha-Ba. A inciativa soma com a Corrida que será realizada no dia 17 de setembro de 2023, às 7h, a 3ª Edição da Volta da UEFS, corrida de rua com provas de 5km e 10km que ocorre dentro do campus universitário.

AJUDAR A PREVENIR

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, o pior anos de todos, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, que indicam mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano. Em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Enquanto os números diminuem em todo o mundo, países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que a maioria dos casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Assim, grande parte dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico adequado e informações de qualidade.

É essencial campanhas permantentes como essa que os sindicatos classistas desenvolvem no Portal do Sertão, na Bahia. Toda sociedade precisa se envolver nessa luta pela vida!

com informações do Sindsaúde