Secrj assina acordo para trabalhadores de shoppings e lojas de rua

Nesta terça-feira (05), o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (SECRJ), assinou a convenção coletiva do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SINDILOJAS -RJ). Assim como nos demais segmentos já fechados, o Sindicato conquistou também o aumento real de salário.

“Sabemos o quanto os trabalhadores estavam cobrando o fechamento deste acordo. Mas inicialmente, os patrões apresentaram uma proposta muito baixa, que sequer cobria a inflação. Rejeitamos as propostas anteriores e cobramos deles um índice melhor, que valorizasse os trabalhadores. A nossa luta sempre foi pelo aumento real dos salários e a garantia de todos os direitos. Foi assim que conquistamos esse acordo, que apesar de demorar um pouco, foi importante para garantir o aumento real”, comemora Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Além do aumento salarial, outra conquista relevante foi a extensão da idade limite para que os filhos dos trabalhadores possam acompanhá-los nas consultas médicas. Antes, o limite era de 6 anos, e agora foi ampliado para 8 anos, desde que seja apresentado um comprovante.

A nova convenção coletiva estabelece os seguintes benefícios e reajustes:

Para quem recebe salário fixo: haverá um reajuste de 4,5% a partir de setembro de 2023, considerando o salário de outubro de 2022, além de um abono de R$ 300,00, que será pago em até duas parcelas iguais nas folhas de pagamento de setembro e outubro de 2023. Salários acima do teto de R$ 5.000,00 serão pactuados diretamente com a empresa.

Para comissionistas (puros ou mistos): um reajuste de 3,83% será aplicado de maio a agosto de 2023, considerando o salário de outubro de 2022. A partir de setembro de 2023, o reajuste será de 4,5% sobre os salários de outubro de 2022. A diferença salarial de 3,83% será paga até a folha de outubro de 2023.

Além disso, outros valores definidos na convenção coletiva incluem:

Piso salarial: R$ 1.504,00
Período de experiência: R$ 1.352,00
Ajuda de custo: R$ 34,00
Quebra de caixa: R$ 66
Lanche dos sábados, domingos e feriados: R$ 29,00, a partir de 1º de setembro de 2023.

Com informações: SECRJ