CONTAG retoma o planejamento de ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) retomou a realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foi realizada apenas em Juazeiro-BA, reunindo cerca de 80 pessoas dos Polos de Juazeiro, Jacobina e Vale do Jacuípe, bem como representantes da FETAG-BA e da CONTAG, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.

A Confederação esteve representada pelo presidente Aristides Santos e pelo assessor Evandro Morello. Nesta oficina, os/as participantes definiram como compromissos prioritários a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; Resolução 019/2023, aprovada no último Conselho Deliberativo da CONTAG, que trata das diretrizes e procedimentos para a sustentabilidade político-financeira das entidades do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), com atenção  especial às contribuição sociais de aposentados e aposentadas rurais; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Comunicação; e Regularização Fundiária.

Os temas das Eleições 2024 e 2026 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram uns dos mais aprofundados ao longo dessa oficina.

A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).

“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou Aristides Santos. Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi