Paulo Freire: Celebrando o aniversário do patrono da educação brasileira e seu legado de conscientização

19 de setembro é dia de aniversário de Paulo Freire (1921-1997). Ele é Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”. Conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Freire desenvolveu um pensamento pedagógico que defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o estudante.

O educador era inteiramente contra a visão tradicional da educação (de transferência de conhecimento), que vê o professor como aquele que possui a sabedoria e o aluno como aquele que recebe essa bagagem. Paulo Freire propôs um método onde professores e alunos dialogavam e o aprendizado se fazia com base nas necessidades diárias reais dos alunos.

O pedagogo costumava dizer que a educação era fundamental para a transformação da sociedade. Vários dos seus alunos, depois de alfabetizados, passaram a refletir sobre o trabalho, a ler artigos da constituição brasileira e a cobrar direitos que antes não tinham como férias, dias de descanso e proteção em caso de desemprego ou doença.

Paulo Freire era um dos maiores críticos daquilo que chamou de educação bancária, que via o professor como o dono do conhecimento e o aluno como mero recebedor da sabedoria do mestre.

Para ensinar, segundo o educador, era preciso conhecer a experiência do aluno e saber de onde ele partia. Dessa forma, levando em conta os conhecimentos prévios do aluno, o professor era capaz de cativá-lo e apresentar uma série de mudanças práticas no dia a dia.

Toda a educação proposta por Paulo Freire passava pelo diálogo e pela troca sem hierarquias: professor e aluno eram vistos como iguais.

VIVA A LUTA E O LEGADO DE PAULO FREIRE!


O direito à educação pública de qualidade é essencial ao nosso futuro, à nação brasileira. Essa é uma luta da CTB, é cada vez mais necessária, faça parte! Informações: CTB-RS.