O anúncio do Presidente Biden e do Presidente Lula é um passo positivo para o avanço dos direitos dos trabalhadores em todo o mundo

A Diretora Executiva do Solidarity Center, Shawna Bader-Blau, fez a declaração abaixo sobre o anúncio do Presidente Biden e do Presidente Lula da Parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores.

“O anúncio histórico – e o compromisso – realizado hoje pelos governos dos Estados Unidos e do Brasil afirmam o respeito pela liberdade de associação, o direito à negociação coletiva, e o papel essencial dos sindicatos democráticos na promoção de uma economia global justa e pujante. Se a Parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores  for financiada e implementada com vigor, os direitos dos trabalhadores e os empregos decentes estarão no centro das conversas críticas e medidas sobre a transição para uma economia de energia limpa, o papel das tecnologias emergentes, a responsabilidade corporativa nas cadeias de suprimentos, o combate à violência e assédio baseados em gênero no trabalho e outras prioridades globais.

A última década foi cruel para os trabalhadores de todo o mundo, com direitos significativamente reduzidos, salários reduzidos e capacidade dificultada de melhorar os seus locais de trabalho e responsabilizar as empresas e os governos pelas suas ações. Esperamos que a Parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores  seja apenas o começo dos compromissos do governo para colocar os direitos dos trabalhadores em primeiro plano, não apenas no Brasil e nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.” Informações: Statement.