Sintect-SP solicita medidas urgentes para proteger trabalhadores da ECT dos efeitos das alterações climáticas

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de São Paulo (SINTECT-SP) enviou um ofício à direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) com uma solicitação de extrema urgência. O sindicato está preocupado com as crescentes alterações climáticas que afetam não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro. A elevação das temperaturas e o aumento na incidência de raios solares estão se tornando ameaças cada vez mais sérias à saúde dos trabalhadores. Nesse contexto, o SINTECT-SP está desempenhando um papel fundamental na defesa e proteção dos direitos dos trabalhadores, especialmente no que diz respeito às condições de trabalho e aos problemas que podem surgir devido às mudanças climáticas.

A importância da proteção dos trabalhadores

O sindicato acredita que a proteção dos direitos dos trabalhadores é uma missão central e inegociável. Isso inclui não apenas a luta por salários justos e condições de trabalho adequadas, mas também a defesa da saúde e do bem-estar dos trabalhadores. Neste contexto, é crucial abordar as ameaças que as mudanças climáticas representam para a saúde dos trabalhadores.

As ameaças das mudanças climáticas e do aquecimento global

O Brasil e o mundo têm experimentado um aumento significativo na temperatura média nos últimos anos, e a previsão é que esse aumento continue nos próximos anos. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais quente e na exposição prolongada dos trabalhadores a condições climáticas adversas. Além disso, a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global estão levando a um aumento na incidência de raios solares, que são um fator de risco conhecido para o câncer de pele e outros problemas de saúde.

Medidas protetivas urgentes

Consciente da gravidade da situação, o SINTECT-SP apresentou uma série de medidas protetivas urgentes que devem ser implementadas pela ECT para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores:

1. Implantação imediata da entrega matutina em toda a base do SINTECT-SP: A entrega matutina é uma medida necessária para reduzir a exposição dos trabalhadores ao sol e ao calor, que são mais intensos durante a tarde. Essa medida não só protege a saúde e a vida dos trabalhadores, mas também pode influenciar positivamente a produtividade no trabalho.
  2. Fornecimento de camisetas térmicas com proteção UV para os trabalhadores: A disponibilização de camisetas térmicas com proteção UV é fundamental para reduzir a exposição dos trabalhadores aos raios ultravioleta, prevenindo assim o câncer de pele e outros problemas de saúde relacionados ao sol.
  3. Restrição na saída dos carteiros para as ruas nos horários de maior incidência de raios ultravioleta: Devido à alta incidência de raios ultravioleta durante os horários mais quentes do dia, é crucial implementar restrições à saída dos carteiros para as ruas durante esses períodos críticos.
  4. Campanhas educativas e distribuição de informativos para orientação dos trabalhadores sobre prevenção e proteção Solar: Campanhas educativas e a distribuição de informativos são necessárias para fornecer orientações aos trabalhadores sobre como se prevenir e se proteger do sol diante das altas temperaturas. Essas campanhas também compartilharão informações adicionais sobre cuidados essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

O SINTECT-SP enfatiza a importância vital dessas medidas protetivas, não apenas do ponto de vista trabalhista, mas também como uma questão humanitária. A proteção dos trabalhadores diante das ameaças das mudanças climáticas é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos os setores da sociedade. O sindicato solicita que a direção da ECT leve essas medidas em consideração com a máxima urgência, garantindo assim um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os seus funcionários. É fundamental que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e proteger aqueles que são a força vital de suas operações: os trabalhadores. Com informações: SINTECT-SP.